Expectativa de crescimento da economia dos EUA diminui, aponta pesquisa

Por outro lado, percentual de empresas cortando postos de trabalho recuou para 14% no último trimestre

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As projeções para o crescimento econômico dos Estados Unidos continuam positivas, no entanto ficaram menores no último trimestre, é o que aponta a pesquisa industrial de julho da Nabe (National Association for Business Economics), publicada nesta segunda-feira (19).

Segundo a pesquisa, o percentual de entrevistados que acreditam que a economia norte-americana crescerá mais que 3% neste ano recuou de 24% em abril para 20% no mês passado. Já os que acreditam que o PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos vai crescer mais que 2% somam 67% do total.

Último trimestre
A despeito das perspectivas menos otimistas em relação ao futuro, os números sinalizam que as companhias mantêm um ritmo forte de crescimento. A proporção de empresas elevando os salários subiu para 31% no último trimestre, ante alta de 6% no mesmo período do ano passado.

Aprenda a investir na bolsa

No mesmo sentido, a parcela de empresas que cortaram postos de trabalho manteve uma tendência de diminuição, passando de 36% um ano atrás para 14% no segundo trimestre deste ano.

Outro dado animador é que o percentual de entrevistados que espera que suas companhias contratem novos funcionários nos próximos seis meses subiu para 39%, o maior patamar de intenções de contratação desde janeiro de 2008.