Existem empresas que “queimam o filme”? Saiba como avaliar

Para especialista, é importante que profissional observe como a empresa se insere na sociedade, por exemplo

SÃO PAULO – Quem está procurando emprego deve pesquisar bem sobre a empresa, antes de participar de um processo seletivo. E engana-se quem pensa que a pesquisa serve apenas para que a pessoa se saia bem na entrevista. Ela é importante também para que o candidato avalie se vale a pena trabalhar ali.

De acordo com o professor do curso de Gestão em Recursos Humanos da Veris Faculdades, Cristiano Luiz Rosa, muitas empresas deixam de contratar profissionais vindos de companhias das quais eles não concordam com as práticas, devido aos vícios que estes candidatos podem trazer.

Além disso, diz ele, é importante que o profissional observe como a empresa se insere na sociedade, já que, cada vez mais, o mercado avalia as empresas não só pela lucratividade, mas também observa a questão da sustentabilidade.

PUBLICIDADE

“É muito importante que, além do pacote oferecido, o profissional verifique como a empresa se insere na sociedade, pois pode ser muito frustrante para o profissional trabalhar em um local assim, prejudicando inclusive a contratação em futuras empresas”.

Plano de carreira
Para verificar se a empresa tem boas práticas no mercado, o candidato deve observar as notícias sobre a empresa e procurar conversar com outras pessoas que trabalham ou trabalharam no local.

Ainda neste sentido, informa, é importante que o profissional se informe sobre o plano de carreira da empresa. Isso porque, explica, empresas que não valorizam os profissionais, geralmente, têm alto turn over (rotatividade), o que aumenta as chances de a pessoa sair da empresa em pouco tempo, o que pode ser prejudicial à carreira.

Se ainda assim a pessoa passar por uma empresa mal avaliada no mercado, na hora de procurar um novo emprego, aconselha o professor, ela deve estar preparada para ser questionada sobre eventuais escândalos e deixar claro que a experiência de trabalho foi importante para saber o que não se deve fazer.