DO ZERO AO TOPO ESPECIAL Guilherme Benchimol compartilha lições sobre como atrair boas pessoas e criar times excepcionais; assista à live

Guilherme Benchimol compartilha lições sobre como atrair boas pessoas e criar times excepcionais; assista à live

apenas 20 minutinhos

Exercícios físicos antes da prova pode melhorar as notas, diz estudo

Estudo recente descobriu que realizar 20 minutos de exercícios físicos antes de uma prova pode aumentar as suas notas

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Existem diversas dicas na internet que prometem ajudá-lo a tirar melhores notas: dormir bem, comer determinados alimentos, estratégias de estudo, etc. Além disso, uma descoberta recente mostrou que realizar 20 minutos de exercícios físicos antes de uma prova pode aumentar as suas notas.

Um estudo realizado em 2010 pelos pesquisadores do departamento de psicologia da Universidade de Illinois fez um teste com crianças entre 9 e 10 anos. Antes de realizar uma prova, eles pediram para um grupo realizar exercícios físicos leves por 20 minutos, como caminhada ou bicicleta, e o outro grupo não participou de nenhuma preparação especial.

Após realizar os testes, os estudantes que haviam realizado exercícios físicos obtiveram um resultado melhor do que os que não tinham se exercitado. O motivo que os pesquisadores encontraram para esse fenômeno é que os gânglios da base, que são estruturas responsáveis pelos movimentos, estavam “inchados” após realizar os exercícios.

Aprenda a investir na bolsa

Os gânglios da base, além de estarem ligados aos movimentos, também possuem influência na capacidade de manter o foco, coordenar ações e pensar rapidamente. Por isso, ao realizar as atividades físicas, as crianças também puderam melhorar características importantes para um bom desempenho escolar.

Por isso, antes de realizar uma prova importante, faça algum exercício físico leve, preferencialmente aeróbico, por aproximadamente 20 minutos e veja os seus resultados melhorarem.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.