Executivos não devem esperar aumento expressivo de vagas neste ano

O que se espera é que o mercado continue em um movimento positivo, porém de forma modesta, diz Rigth Management

SÃO PAULO – Os executivos não devem esperar uma enorme mudança no mercado de trabalho ainda neste ano, como um aumento expressivo da demanda das empresas.

De acordo com a diretora de Transição de Carreira da Right Management, Matilde Berna, que acompanha mensalmente dados de oferta de vagas para executivos assessorados pela Right, o que se espera é que o mercado continue em um movimento positivo de contratações, porém de forma modesta, até o final do ano.

Pequeno aquecimento

No mês de setembro, por exemplo, o número de vagas para executivos mostrou aquecimento de 10%, na comparação com agosto e, segundo Matilde, “o mercado já mostra sinais de recuperação frente aos anúncios de crise dos trimestres anteriores”.

PUBLICIDADE

Na comparação com setembro do ano passado, no entanto, houve queda de 8% na contratação dos profissionais que ocupam altos cargos nas empresas.

A Indústria voltou a liderar as contratações, com 33% das oportunidades oferecidas em setembro. Quando analisados segmentos da indústria, o destaque fica com Construção Civil (18%), Bens de Consumo (11%), Automóveis (11%) e Petroquímico (10%).

No caso do setor de Serviços, que ofereceu 28% das vagas de setembro, o destaque fica com Serviços Especializados (39%), Tecnologia da Informação (18%) e Telecom (8%).