Executivos irritados e preocupados assumem menos riscos, diz pesquisa

O levantamento indica que entre as características dos executivos consideradas positivas estão o interesse e o entusiasmo

Karla Santana Mamona

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SÃO PAULO – Os executivos que apresentam emoções mais negativas, como preocupação e irritação, são os que assumem menos riscos. É o que revela um estudo realizado pela UBU (Universidad de Burgos), na Espanha, divulgado pelo British Journal of Management. A pesquisa foi respondida por profissionais que trabalham em bancos na Espanha.

O autor do estudo, Juan Bautista Delgado García, explicou ao SINC (Serviço de Informação e Notícias Científicas) da Espanha que, para chegar a este resultado, foram analisadas as características emocionais de baixa intensidade, que não são como explosões emocionais. 

“Quanto maior os traços emocionais negativos, menos riscos assumidos pelos executivos”, disse.

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Características positivas
Entre as características dos executivos consideradas positivas pela pesquisa, estão o interesse e o entusiasmo. Entre as negativas, estão nervosismo e irritação. 

“É importante ressaltar que, embora não pareça, estes dois tipos de traços emocionais são duas dimensões distintas do caráter de cada indivíduo. Um indivíduo pode ser muito emocional, não ser emocional o tempo todo ou ser muito emocional em traços positivos e não ser muito emocional nos negativos”, disse García.

Escolaridade
O levantamento também analisou a relação entre o risco do negócio e experiência anterior no setor bancário, educação e experiência do executivo em área de risco.

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O estudo indica que entre estes aspectos o que mais influencia a tomada de risco é a escolaridade dos executivos, ou seja, quanto maior o nível escolar (mestrado ou doutorado), mais riscos estes profissionais assumem.