Executivo: veja o que põe em risco sua saúde, e o desempenho!

De acordo com pesquisa, estresse, sedentarismo, bebidas alcoólicas e cigarro prejudicam saúde e produtividade

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Segundo pesquisa realizada pela Med-Rio Check-up com 28 mil profissionais com idade entre 30 e 70 anos, estresse, sedentarismo, bebidas alcoólicas e cigarro podem colocar em risco a saúde dos executivos e profissionais liberais, o que afeta a produtividade.

De acordo com os dados, 70% dos entrevistados são submetidos a altos níveis de estresse, metade não pratica nenhuma atividade física e costuma ingerir bebidas alcoólicas e 25% fumam. As conseqüências disso: 50% têm taxas de colesterol altas e 23% são hipertensos.

Tendência da sociedade

Para o cardiologista Marcelo Bertolimi, toda a população brasileira, independentemente da classe social, teve seu nível de qualidade de vida reduzido a condições extremamente estressantes nos últimos anos.

Aprenda a investir na bolsa

“As causas não são as mesmas, mas o resultado, sim. Um morador de um dos morros do Rio de Janeiro, ouvindo o zunir das balas disparadas por traficantes todos os dias, está submetido a condições tão estressantes quanto um executivo”, afirmou ao Diário do Comércio, periódico da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Como mudar?

Para Gilberto Ururahy, diretor da Med-Rio, os resultados da pesquisa refletem as conseqüências do aumento da competição na vida diária destes profissionais. “O estilo de vida e o aumento das horas trabalhadas exigidas pelas companhias agravam esse quadro significantemente”.

De acordo com Ururahy, programas de recondicionamento físico e alimentar podem abolir todos estes problemas. “É importante que os pacientes que passam por check-ups se conscientizem de que precisam mudar hábitos”.