Excesso de confiança: armadilha para líderes

Quando a autoconfiança atinge um nível exagerado, profissionais de altos cargos podem chegar à estagnação e ainda afastar colaboradores

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Para quem teve oportunidade e competência, chega um momento na carreira em que é se alcança o auge. Ninguém mais pode questionar suas idéias e todos os projetos passam por sua aprovação.

Mas esta forma de sucesso profissional não pode “subir para a cabeça”. Ser a autoridade máxima dentro da empresa exige responsabilidade e, além de tudo, muita sensibilidade para entender e comandar os outros. Caso contrário, você sabe os efeitos do excesso de confiança?

Estagnação profissional

Mesmo que tenha assumido o maior posto dentro da empresa tenha uma certeza: você ainda tem muito que aprender! Não se deixe iludir pelo fato de comandar a todos, pois seus subordinados, por mais que estejam em uma posição inferior na hierarquia dentro da empresa, podem saber mais do que você em determinado assunto.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Falar em estagnação profissional não significa ocupar uma determinada posição e ficar nela por diversos anos. Isso significa estar fechado para novas oportunidades e fontes de conhecimento, o que é prejudicial.

Este é um dos efeitos do excesso de confiança: dizer que se sabe tudo e que só deve ensinar e não mais aprender. A partir daí, enquanto você estagnou seu conhecimento, seu colega de trabalho pode estar em processo de aprimoramento a cada dia e, a partir disso, quem assegura que seu cargo estará livre de ameaças?

Afastamento de colegas

Uma pessoa extremamente confiante, se não souber lidar com o próximo, acaba sendo arrogante, qualidade nem um pouco admirada no mundo corporativo. É preciso saber liderar e saber expor o ponto de vista, idéias e informações.

Continua depois da publicidade

Caso isso não aconteça, tenha uma certeza: as pessoas vão se afastar cada vez mais de você. E como se consegue liderar com qualidade sem a colaboração dos subordinados? Por isso, muita atenção, o tratamento que se dá às pessoas é um fator fundamental para o sucesso.

Isso não significa que você precisa ser carismático a todo o momento, nem brincalhão. Cada pessoa tem o próprio jeito, o que precisa ser respeitado. No entanto, o excesso de confiança pode desviar suas atitudes, o que fará com que você seja mal visto e que seu emprego seja colocado em risco novamente.