AO VIVO Como interpretar os gráficos através da análise técnica, começando do zero

Como interpretar os gráficos através da análise técnica, começando do zero

Excesso de confiança: armadilha para líderes

Quando a autoconfiança atinge um nível exagerado, profissionais de altos cargos podem chegar à estagnação e ainda afastar colaboradores

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Para quem teve oportunidade e competência, chega um momento na carreira em que é se alcança o auge. Ninguém mais pode questionar suas idéias e todos os projetos passam por sua aprovação.

Mas esta forma de sucesso profissional não pode “subir para a cabeça”. Ser a autoridade máxima dentro da empresa exige responsabilidade e, além de tudo, muita sensibilidade para entender e comandar os outros. Caso contrário, você sabe os efeitos do excesso de confiança?

Estagnação profissional

Mesmo que tenha assumido o maior posto dentro da empresa tenha uma certeza: você ainda tem muito que aprender! Não se deixe iludir pelo fato de comandar a todos, pois seus subordinados, por mais que estejam em uma posição inferior na hierarquia dentro da empresa, podem saber mais do que você em determinado assunto.

Aprenda a investir na bolsa

Falar em estagnação profissional não significa ocupar uma determinada posição e ficar nela por diversos anos. Isso significa estar fechado para novas oportunidades e fontes de conhecimento, o que é prejudicial.

Este é um dos efeitos do excesso de confiança: dizer que se sabe tudo e que só deve ensinar e não mais aprender. A partir daí, enquanto você estagnou seu conhecimento, seu colega de trabalho pode estar em processo de aprimoramento a cada dia e, a partir disso, quem assegura que seu cargo estará livre de ameaças?

Afastamento de colegas

Uma pessoa extremamente confiante, se não souber lidar com o próximo, acaba sendo arrogante, qualidade nem um pouco admirada no mundo corporativo. É preciso saber liderar e saber expor o ponto de vista, idéias e informações.

Caso isso não aconteça, tenha uma certeza: as pessoas vão se afastar cada vez mais de você. E como se consegue liderar com qualidade sem a colaboração dos subordinados? Por isso, muita atenção, o tratamento que se dá às pessoas é um fator fundamental para o sucesso.

Isso não significa que você precisa ser carismático a todo o momento, nem brincalhão. Cada pessoa tem o próprio jeito, o que precisa ser respeitado. No entanto, o excesso de confiança pode desviar suas atitudes, o que fará com que você seja mal visto e que seu emprego seja colocado em risco novamente.