Eventos no Brasil fazem área de marketing esportivo ganhar destaque

Para atuar na área, profissional bem capacitado precisa entender de legislação esportiva e comunicação

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Panamericano em 2007. Copa do Mundo em 2014. Possível Olimpíadas em 2016. Com tantos eventos esportivos que aconteceram, acontecerão e ainda podem ocorrer no Brasil, a área de marketing esportivo tem ganhado destaque dentro de organizações.

De acordo com o gestor da Unidade do Rio de Janeiro da Trevisan Escola de Negócios, Ricardo Mathias, o marketing esportivo é um “braço” do marketing que tem ganhado destaque com a necessidade de aprimoramento da área dentro das organizações.

“As grandes corporações patrocinam eventos esportivos e atletas, porque dá retorno de mídia, visibilidade para a marca e tem um cunho social”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Profissão

Os profissionais que atuam em marketing esportivo normalmente são aqueles que têm formação em marketing, mas também podem ser formados em administração e comunicação, por exemplo, já que essas pessoas podem trabalhar com o marketing de esportes dentro das empresas.

Esses profissionais podem atuar ainda em confederações (como a brasileira de futebol, de vôlei, basquete etc.), ou nas companhias que apoiam atletas e eventos. Além disso, podem ser ex-atletas que querem continuar a atuar com esporte.

Oportunidade na Copa

A área de atuação já estava aquecida, mas teve um “agito” fora do comum por conta da Copa do Mundo de 2014.

Muitas empresas já estão procurando eventos e jogadores para patrocinar, com o objetivo de estreitar relacionamentos e, no momento da Copa, ganhar mais visibilidade. A concorrência para conseguir tudo isso vai ser grande e já é preciso escolher no mercado os profissionais mais preparados da área de marketing.

“Esse é o momento de plantar, para colher lá na frente”, afirmou a consultora de Carreira da Catho Consultoria em RH (recursos humanos), Mayra Fragiacomo.

Capacitação

Para atuar na área, o profissional bem capacitado precisa entender de legislação esportiva, comunicação etc. Para isso, existem cursos de especialização.

O gestor da Trevisan, entidade que oferece um curso de MBA (Master Business Administration) de gestão e marketing esportivo em São Paulo desde 2001, afirmou que existem poucos cursos nesse sentido, mas que eles são uma grande oportunidade para quem atua na área se diferenciar e fazer networking.