Eventos na empresa: dicas para acertar na escolha do palestrante

Além de ter bagagem e boa reputação, esta pessoa deve ser bastante articulada e comunicativa

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Imagine que sua empresa irá realizar um evento. Para isso, escalaram você para chamar alguém que faça uma palestra para todas as equipes. A responsabilidade é grande, mas existem chances de você acertar em cheio.

Para começar, busque saber qual tipo de palestra agradaria a todos. Como lidar com os colegas no ambiente de trabalho? Os novos desafios do profissional do século 21? Mande um e-mail para os funcionários para votarem em alguns temas.

Em busca do profissional

Depois disso, o primeiro passo será escolher o palestrante. O profissional deverá ser alguém com experiência, que já tenha escrito livros e artigos. Use a internet a seu favor.

Aprenda a investir na bolsa

Outro caminho para procurar este profissional poderia ser por meio de referências. Veja se algum conhecido não sabe de um palestrante bem articulado e que poderia falar sobre um tema interessante para a empresa.

Características

Quando buscar indicações, pergunte sobre a capacidade de comunicação deste profissional, já que existem pessoas com uma bagagem incrível, mas incapazes de passar tudo isso adiante. Outros, no entanto, sabem menos, mas têm o poder de atrair a atenção. Busque o equilíbrio.

Cuidado com imitadores. Eles têm o direito de ministrar uma palestra que não é deles, o que não traz bons resultados. Soa artificial e superficial, já que não passaram pelas experiências que estão contando.

Cuidados

Preços muito baratos podem ser uma armadilha. Os palestrantes costumam cobrar de acordo com a procura que possuem. Aqueles que cobram pouco, entretanto, podem ter tempo sobrando, o que significa despreparo.

Os pop stars podem não dar tanta atenção ao público e à empresa e se colocam como peça central do evento, o que está errado. Ele deve se lembrar, e se esquecer você deve enfatizar, que está no evento para prestar serviços e não para ser paparicado.