Eventos: gafe do funcionário pode prejudicar a imagem da empresa

O fato de passar algumas horas ou dias longe do ambiente de trabalho não deve ser encarado como motivo para "relaxar"

Waldeli Azevedo

Publicidade

SÃO PAULO – É bastante natural no meio corporativo que as empresas “escalem” seus funcionários para a participação em cursos, palestras e seminários, o que os obriga a se ausentarem do trabalho por algumas horas ou dias, dependendo do caso.

Diante desta realidade, enquanto alguns funcionários encaram a mudança na rotina com motivação, pois vêem na oportunidade uma forma de adquirir novos conhecimentos e experiências, para outros esta é a hora ideal para relaxar! E você, onde se enquadra?

Imagem da empresa está em jogo

Antes de responder, pare e pense na responsabilidade que pode estar em suas mãos, ao participar de algo a pedido da empresa. Afinal, conhecerá pessoas, o que lhe dará a oportunidade de estabelecer contatos importantes, que poderão render novos negócios à sua equipe e que, por isso, devem ser tratados com respeito e cautela.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Tenha em mente que, muito mais do que o seu nome, as pessoas lembrarão da empresa a qual representa, cujo “nome fantasia” aparece estampado em seu crachá. Portanto, qualquer deslize será uma propaganda negativa para a corporação. Isso é tudo que você quer evitar, certo?

Muita atenção ao estabelecer contatos

Você acaba de chegar em um evento e não sabe bem “quem é quem”. Portanto, todo cuidado é pouco para não errar na dose da informalidade. Afinal, você pode estar falando com o seu maior concorrente, e nem se dar conta disso!

O ideal é que você chegue com alguns minutos de antecedência. Isso lhe dará oportunidade de efetuar seu credenciamento com calma e “analisar” os participantes do evento.

Continua depois da publicidade

Evite falar muito e não entre em assuntos pessoais demais, que podem comprometer de alguma forma a sua imagem. Outro detalhe: não se esqueça de levar com você alguns cartões de visita…mas, distribua-os com moderação, quando houver realmente necessidade.

Caso contrário, passará uma imagem exibicionista, e poderá se tornar até mesmo alvo de piada entre os participantes, sem, claro, que você saiba disso.

Faça uso do que lhe foi oferecido

Todo evento poderá lhe ensinar algo, por mais que você sinta que já aprendeu o suficiente sobre o assunto em discussão no evento.

As diferentes formas de abordar um tema nos levam a um maior embasamento sobre o assunto e um dia, mais cedo ou mais tarde, você poderá colocar em prática tudo o que aprendeu.

Opte por fazer suas anotações durante o evento. Além de ter de forma organizada uma “mini apostila” sobre a apresentação, esta alternativa lhe facilitará a vida, caso lhe seja solicitada a apresentação de um relatório a respeito do que foi falado.

Pondere o que vai perguntar

Quando você, ao final de uma palestra, ouvir a frase: “agora abrimos o espaço perguntas”, muita calma! Pondere muito bem a exposição de suas idéias e evite opiniões e críticas sobre temas polêmicos. Afinal, isso não lhe acrescentará nada.

Faça o seu questionamento de forma clara e objetiva, identificando-se pelo nome e mencionando a empresa onde trabalha.

Comes e bebes: muita calma nesta hora

É bastante comum que, nestes eventos, você usufrua dos serviços de almoço, jantar, coquetel ou coffee-break. Sendo assim, não se exceda! Coma (ou beba!) moderadamente e devagar, e mostre interesse pelos assuntos abordados pelos “colegas de mesa” durante a refeição.

Em ocasiões como estas, grandes contatos podem surgir e tudo pode ir por água abaixo, por puro descuido seu. Caso esteja totalmente desligado de suas obrigações ou, pior ainda, preocupado apenas com os comes e bebes que serão servidos, você poderá perder excelentes oportunidades de negócios. Fique de olho!