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SÃO PAULO – Envio de e-mails, uso de celular e participação em comunidades virtuais e em programas de mensagens instantâneas. Com todo este tipo de informação, o profissional deve saber usar com ponderação este tipo de serviço ou, então, poderá se prejudicar.
De acordo com a diretora da SEC Talentos Humanos, Vivian Maerker Faria, com a globalização, as pessoas sentem uma maior necessidade de estarem conectadas e inseridas no mundo da tecnologia. “Porém, muitas vezes, não sabemos como nos comportar perante tantas opções e o que fazer para manter a seriedade, principalmente no ambiente de trabalho”.
Uma dica dada por Vivian é que os profissionais usem estes canais apenas como forma de agilizar o contato e a resolução diária de projetos, mas não para substituir o contato pessoal.
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Algumas dicas
Para que você não se prejudique no trabalho, devido à atitudes tomadas com relação a tecnologia, veja abaixo algumas orientações:
- Celular: Não fique de bate-papo e coloque no silencioso, para que o barulho não incomode os demais colegas;
- E-mail: Jamais ofereça o e-mail corporativo para amigos e familiares nem cadastre-o em sites de compras e entretenimento. Além disso, não repasse mensagens com piadas e fotos para os colegas de trabalho;
- Telefone: Em caso de assuntos importantíssimos, sempre ligue para a pessoa: um e-mail pode ser interpretado de maneira errada;
- Comunidades virtuais e blogs: Seja sempre discreto, fugindo de assuntos comprometedores, pois algumas pessoas do seu trabalho podem ter acesso ao conteúdo e sua situação pode se complicar;
- Mensagens instantâneas: Não deixe que elas comprometam a administração de seu tempo. Seu chefe pode perceber.