Estudo mostra que estresse no trabalho pode causar depressão

Segundo pesquisa, depressão ocorre mesmo em pessoas sem histórico de problemas psicológicos

SÃO PAULO – Com muitas tarefas a cumprir e pouco tempo para executá-las, os profissionais acabam estressados. Muito mais grave do que este sintoma, eles podem chegar à depressão, mesmo sem precedentes para problemas psicológicos.

A constatação faz parte de pesquisa realizada por pesquisadores da universidade King´s College, de Londres, em parceria com o Dunedin Medical School da Nova Zelândia, com 1.000 homens e mulheres jovens.

Os resultados mostram que 14% das profissionais e 10% dos colegas do sexo masculino já sofreram um episódio de depressão, mesmo tendo apenas 32 anos.

Causa: estresse

PUBLICIDADE

Além disso, a pesquisa mostrou que 45% dos casos de depressão entre jovens sem diagnóstico de problemas psicológicos são atribuídos ao estresse. Este grupo de pessoas é submetido, freqüentemente, a grandes demandas de trabalho em curto prazo para cumpri-los.

Segundo a autora do estudo, Dr. Maria Melchior, a ocorrência de depressão é duas vezes menor em pessoas que possuem um trabalho com menos pressão. “Claramente nós podemos deduzir que o estresse no trabalho está associado com problemas de saúde mental com relevância clínica”, afirmou.

Ela ainda disse que um ponto curioso do estudo é que os participantes têm 32 anos, idade em que estão começando na carreira e sentem menos pressão do que quem já é experiente.

Relaxe

Para não cair no estresse e, conseqüentemente, ficar deprimido, o profissional deve ter em mente que existem momentos em que é preciso relaxar. Pode ser por meio de um passeio com a família ou de um curso que una prazer e informação.