Estudar em Portugal? Universidade em Lisboa oferece bolsas de até 100% para cursos executivos; veja como participar

Processo seletivo do Laiob começa nesta segunda (27) e vai só até domingo (5); bolsas são para cursos de gestão e de negócios internacionais

Giovanna Sutto

(Getty Images)

Publicidade

O Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE Executive Education), escola de negócios de Lisboa, está com um processo seletivo aberto em parceria com o Laiob (Latin America Institute of Business): cursos executivos com bolsas de estudo de até 100%. As inscrições começam nesta segunda-feira (27) e vão só até domingo (5).

Os profissionais interessados podem se candidar para dois cursos de curta duração na capital portuguesa. O primeiro é de “Inovação e liderança na gestão de projetos”, que tem como intuito desenvolver as habilidades de gestão de projetos do aluno, explorando as tendências para o futuro da área e oferecendo técnicas de planejamento aplicadas ao contexto da inovação.

A segunda opção é uma novidade: pela primeira vez desde o início da parceria com o ISCTE, em 2021, o Laiob vai selecionar alunos para o curso de “Aceleração em gestão e negócios internacionais” (programa focado em desenvolver as habilidades de gestão e liderança do aluno, mas explorando as tendências da gestão empresarial, capacitando-o com temáticas de estratégia, negociação e comunicação).

Download Gratuito

Guia Onde Investir 2024

Descubra as melhores oportunidades para lucrar e se proteger em 2024

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Serão três datas de embarque. Uma turma exclusiva do curso de negócios internacionais conta com 50 vagas para setembro deste ano. Em maio de 2024, embarca a segunda turma, que tem 100 vagas disponíveis (50 alunos em cada curso oferecido pelo ISCTE. Em setembro de 2024, embarcam mais 100 selecionados (novamente 50 alunos para cada curso).

Em todos os casos, o ISCTE e o Laiob oferecem uma bolsa de 100%, uma de 70% e mais 48 de 50%.

Fundado em 1972, o ISCTE é uma instituição pública de ensino universitário de Portugal focada em pós-graduação e a investigação científica. Suas áreas de especialização são negócios, sociologia e políticas públicas, ciências sociais, tecnologia e arquitetura.

Continua depois da publicidade

O Laiob, que é especializado em cursos de curta duração para capacitação de profissionais da América Latina, seleciona candidatos semestralmente para turmas em universidades dos Estados Unidos, em fevereiro e julho, além das turmas em Portugal, em maio e setembro.

Como participar

O processo seletivo para fazer o curso na faculdade é feito pelo Laiob. Entre os requisitos de participação, as únicas duas regras são que o candidato esteja cursando ou que já tenha finalizado o ensino superior e ter mais de 18 anos.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem entrar no site do Laiob e preencher o Application Form. O documento pede algumas informações básicas, como dados pessoais, além de perguntas profissionais e pessoais para explicar os motivos da inscrição.

Após a avaliação dos “applications”, os aprovados na primeira fase passam por uma etapa de entrevistas via telefone ou videoconferência, marcadas de forma individual. As entrevistas serão feitas entre 6 e 24 de março.

O resultado será divulgado em 27 de março para as bolsas de 100% e 70%. Para as bolsas de 50%, os candidatos serão contactados individualmente, por e-mail, ao longo dos dias seguintes.

Critérios avaliados no processo seletivo

Confira os principais critérios adotados:

Critérios socioeconômicos não são considerados no processo seletivo, segundo o Laiob.

Custos envolvidos

O valor total é de 7.600 euros (cerca de R$ 41,3 mil). No entanto, como neste programa do Laiob todos os candidatos aprovados terão bolsas, os valores ficam assim:

Não estão inclusos na bolsa: passagem aérea, seguro saúde e despesas com visto e passaporte, além da taxa de matrícula (120 euros).

(Getty Images)

Como será a experiência?

Os cursos atendem profissionais em diferentes níveis de carreira: analistas, coordenadores, gerentes, diretores e empreendedores.

O formato dos programas é o mesmo: tem duração de duas semanas e carga horária total de 64 horas (divididas entre 32 horas de aulas de soft skills e 32 horas do curso escolhido pelo candidato).

Pela manhã, os alunos têm aulas de “soft skills” (habilidades socioemocionais focadas em desenvolvimento de liderança), além de atividades e debates sobre diversos assuntos. À tarde, o conteúdo é focado nos temas de cada curso.

As aulas acontecem de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira da primeira semana, os alunos conhecem empresas da região que são selecionadas pelo Laiob e informadas posteriormente aos aprovados.

O fim de semana é livre para passeios em várias regiões de Portugal (ou mesmo da Europa). Na quinta-feira da segunda semana, os participantes receberão o certificado de conclusão do curso em uma cerimônia de formatura na própria universidade.

Curso de gestão de projetos

O curso de Inovação e Liderança na Gestão de Projetos no ISCTE tem como intuito desenvolver as habilidades de gestão de projetos do aluno, explorando as tendências para o futuro da área e oferecendo técnicas de planejamento aplicadas ao contexto da inovação.

Durante as aulas são abordadas temáticas como inovação em gestão de projetos, metodologias ágeis, “design thinking”, tomada de decisão e dados, entre outros. Também serão abordados temas como inteligência emocional, “storytelling”, liderança e gestão de conflitos e pensamento crítico.

O programa atende a profissionais em posições estratégicas que atuam diretamente com gestão de projetos; profissionais que desejam avançar na carreira e querem se manter atualizados em liderança na gestão de projetos; e para quem busca ferramentas novas para alavancar resultados de projetos.

Curso de negócios internacionais

O curso de negócios internacionais foca no desenvolvimento de habilidades de gestão do aluno, explorando as tendências da gestão empresarial, capacitando-o com temáticas de estratégia, negociação, comunicação e liderança, por meio de ferramentas e professores referência na área e com experiência prática.

Neste curso, os alunos farão uma visita especial no clube de futebol Benfica, onde participarão de um painel com o diretor de marca e digital, apresentando e trazendo para discussão com os participantes o tema: “gestão do ativo de marca Benfica”.

Entre os temas abordados no curso estão: competências de análise estratégica nos negócios, como a definição das vantagens competitivas; tática de negociação; neurocomunicação, gestão de emoções e ferramentas para uma escuta ativa; e psicologia positiva nas organizações e aprimoramento de ferramentas como o feedback.

O programa tem como foco profissionais que querem desenvolver a liderança em suas posições, para quem busca ampliar o networking e para quem busca ferramentas novas para alavancar seus resultados e o desempenho de seus projetos.

O que está incluso na bolsa

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.