Estudantes formam empresa júnior e oferecem consultoria a preços atrativos

Iniciativa vem da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, que obtém um dos mais importantes selos de acreditação internacional

MoneyLab

Os alunos potencializam habilidades como visão sistêmica, negociação e resolução de problemas

Publicidade

A oferta de uma consultoria empresarial com o conhecimento mais atualizado do mercado e da academia, com preços acessíveis, é a proposta da RELAB Jr., empresa júnior da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos (EGN) – a única escola de negócios no Sul do país e a quarta do Brasil a receber o selo de acreditação da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), uma das mais importantes acreditadoras do mundo para a área de business.

O valor cobrado pelo serviço é um dos atrativos da RELAB Jr. “As empresas sêniores cobram valores muito mais altos que os de uma empresa júnior, tornando o serviço inacessível para muitos empresários”, afirma Luisa Hilário, aluna da Escola de Gestão e Negócios e coordenadora da RELAB.

Criada como um projeto extensionistas dos alunos de graduação em 2020, a RELAB Jr. tornou-se uma empresa júnior, com CNPJ, em 2022. Agora, explica Emanuelle Nava Smaniotto, professora da Escola de Gestão e Negócios, a RELAB Jr., por ser uma empresa constituída vinculada à universidade, pode cobrar pelos serviços de consultoria, até então feitos de forma gratuita. Foram mais de 200 nesse formato, sem cobrança de valores, o que deu maturidade ao projeto para que se tornasse uma empresa.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Consultoria a partir de mil reais

As consultorias oferecidas pela RELAB Jr. são de gestão empresarial, com três projetos entregues até agora na nova fase. “Os projetos já realizados foram no âmbito da estruturação de negócios, ambos para abertura de empresa”, diz Hilário.

Atualmente, 15 pessoas integram o time da RELAB Jr., entre a equipe comercial, de marketing, administrativo-financeiro e projetos – este último grupo é quem faz a execução da consultoria de fato. Até o momento, o preço médio dos serviços foi de R$ 1.000, pois eram projetos-piloto, explica Hilário.

Continua depois da publicidade

Outro ponto forte da empresa júnior é que os alunos que atuam nos projetos estão em contato constantemente com as teorias e práticas mais recentes do mercado, e todos os serviços são validados por professores, que também são profissionais do mercado.

Smaniotto complementa dizendo que a conexão do mercado com a universidade é um grande aporte da empresa júnior. “Os alunos que atuam nos projetos estão avançados no curso, estão com sede de aplicar conhecimento de ponta, e nunca tomam decisões sozinhos, sempre há validação dos professores que estão na academia e no mercado ao mesmo tempo”, afirma.

Mesmo sob supervisão, além de ser uma oportunidade de aplicar os conhecimentos acadêmicos na prática, eles aprendem sobre conteúdos externos ao seu curso e se tornam profissionais mais capacitados e com novas habilidades.

Continua depois da publicidade

“O impacto no aprendizado do aluno que atua na RELAB Jr. Consultoria é o desenvolvimento das soft skills e a compreensão aprofundada das teorias vistas nas disciplinas acadêmicas”, detalha Hilário. “Por ser um trabalho que envolve autonomia, responsabilidade e comprometimento, os alunos são instigados a se desenvolverem como lideranças, tornando-se profissionais mais preparados para lidar com adversidades e situações de desafio dentro das companhias.”

Segundo a coordenadora da RELAB Jr., os alunos potencializam habilidades como visão sistêmica, negociação e resolução de problemas. Eles também passam a compreender os diversos setores de uma empresa e a relação entre eles, criando uma visão mais empreendedora. “Ao prestar serviços para clientes, os alunos conseguem extrair o conhecimento visto em sala de aula para projetos reais, fomentando um pensamento crítico sobre as teorias e uma empatia para analisar e resolver as dores dos clientes.”

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.