Estudante pode solicitar passe escolar no ato da matrícula

Prazo de solicitação varia entre as instituições de ensino; cursos técnicos e profissionalizantes também proporcionam o benefício

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Muitos estudantes ainda não sabem, mas juntamente com o período de matrículas escolares é possível também solicitar os passes escolares, que correspondem a uma economia de 50% no gasto mensal dos alunos com transporte público.

Prazo varia entre instituições de ensino

Para solicitar a carteirinha do estudante e ter direito ao benefício o aluno deve procurar a secretaria da própria instituição de ensino. Não há prazo definido para a entrega do formulário e documentação, assim como para o período de solicitação, uma vez que vai depender de cada escola e faculdade.

Para quem não sabe, qualquer estudante devidamente matriculado em séries do ensino fundamental (1º grau), ensino médio (2º grau), ensino superior (3º grau), terá acesso ao benefício que garante o pagamento de apenas 50% da tarifa integral dos ônibus urbanos e metrôs.

Aprenda a investir na bolsa

Vale lembrar ainda que os cursos técnicos e profissionalizantes reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) também dão aos seus respectivos alunos o direito de solicitar os passes escolares.

Alterações mediante comprovação

Caso o estudante deseje alterar a quantidade de passes ao longo do ano é preciso enviar um fax para a SPTrans (São Paulo Transportes) com as cópias de comprovantes de escolaridade e residência, além da discriminação do percurso feito pelas linhas de ônibus regularmente utilizadas.