Estressado? Que tal uma pausa para relaxar?

O ritmo de trabalho é sempre acelerado, mas é preciso se disciplinar e dedicar alguns momentos do dia para "desligar"; experimente!

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Trânsito, pressão no trabalho, estudo, orçamento apertado, medo da violência, falta de tempo para se dedicar à família como gostaria. Todos estes itens, somados a outros que variam caso a caso, são motivos mais do que suficientes para causar o estresse.

Fica difícil, hoje em dia, encontrar alguém que não esteja estressado, seja em menor ou maior proporção. Mas o importante é compreender que este problema tão comum pode ser driblado, ou seja, que todos nós temos condições de dominá-lo. Mas como?

Soneca: ideal, mas nem sempre possível

Sabe-se que um dos principais efeitos causados pelo estresse é a insônia. É como se a pessoa não conseguisse se livrar de suas preocupações, dia e noite. O problema leva então o profissional ao completo esgotamento.

Aprenda a investir na bolsa

Uma das recomendações para que o nível de estresse diminua é cultivar o hábito de dormir após o almoço, por aproximadamente meia hora. Este é um momento em que naturalmente nosso ritmo cai, tornando-se mais fácil relaxar. Desta forma, consegue-se desligar dos problemas, ter uma boa digestão e reabastecer-se de energia para encarar a segunda parte do expediente.

Para quem enfrenta a correria e a pressão do trabalho, esta alternativa pode ser encarada como uma meta inatingível, já que a maioria das pessoas não tem a menor condição de se dar ao luxo de fazer a “soneca pós-almoço”. Por isso, o ideal é usar da criatividade para realizar algo com efeito semelhante.

Hora do almoço? Desligue!

Você possui uma hora de almoço. Sendo assim, utilize-a! Não se deixe vencer por toda a correria do cotidiano. Dedique este momento para fazer uma refeição tranqüila, para conversar com amigos sobre outros assuntos ou, caso prefira, para se afastar do movimento e desligar um pouco.

Você pode procurar um lugar mais tranqüilo para relaxar por meia hora, sem pensar em nenhuma de suas aflições. Pode caminhar, ler um bom livro ou mesmo se sentar sob uma sombra. Tente relaxar!

Trata-se de um exercício, um novo hábito a ser cultivado com o tempo. Você pode começar com cinco minutos, depois dez, quinze…basta disposição para mudar!

Como está o seu tempo?

Sua rotina é uma loucura. Mas o que tem feito para melhorá-la? Evite culpar tanto o seu trabalho ou sua família por estar tomado por tantos compromissos e responsabilidades. Dedique um tempo para você.

PUBLICIDADE

Todo mundo recomenda a prática de esporte, por ser algo tremendamente saudável e positivo. Mas este é um passo que requer força de vontade dupla: primeiro, para dedicar um tempo do dia para isso, segundo, para praticar efetivamente o exercício.

Neste caso, a dica é que comece dedicando alguns minutos do seu dia, seja logo cedo ou à noite, para fazer algo que realmente lhe agrade. Declare este período como “seu momento”. Com o tempo, você perceberá os efeitos positivos desta decisão: conseguirá tomar decisões com mais segurança e terá mais disposição para se dividir entre as várias atividades.

Naturalmente, diante do resultado, começará a se preocupar mais com sua saúde, seu bem-estar. Olhará para sua agenda com mais atenção, buscando ampliar suas horas vagas, preenchendo-as com atividades positivas, entre elas, o exercício físico. Experimente!