Estrelas emocionais: são elas que lideram as empresas pioneiras

Consultor pela Universidade de Ohio (EUA) revela quais são as habilidades que estas pessoas têm em comum

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Imagine uma pessoa que tem um ótimo currículo. Ela consegue ser aceita em um emprego, mas, depois de um determinado tempo, acaba perdendo a vaga por causa da inabilidade de lidar com pessoas. Este é um cenário clássico. Por mais que muitos não acreditem, a inteligência emocional tem peso no mercado de trabalho.

“Durante a formação acadêmica, a ênfase é na razão e na lógica, mas temos que ter sensibilidade quanto à importância da inteligência emocional”, diz o conferencista internacional e consultor pela Universidade de Ohio (EUA), Omar Souki, que falou durante o 2º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos).

Para se ter uma idéia, foi feita uma pesquisa com as 500 empresas que mais se destacam em seus setores, para saber o que fazia com que elas fossem as melhores. “Foi descoberto que elas eram lideradas por estrelas emocionais”.

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O que é uma estrela emocional?

De acordo com Souki, é uma pessoa apaixonada pelo que faz, que se dedica, se entrega e é capaz de empurrar a organização para o sucesso.

Descobriu-se, na pesquisa, que elas contam com cinco habilidades fundamentais em comum: sabem identificar suas emoções, conseguem administrar as emoções, conseguem se motivar e motivar as outras pessoas, reconhecem as emoções dos outros e sabem administrar relacionamentos.

Veja, abaixo, a explicação detalhada para cada uma dessas habilidades:

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