Estilo e etiqueta: ingredientes fundamentais para o sucesso

Empresas já exigem uma boa imagem do profissional, ou seja, boa aparência e bons modos. Você possui esses dois itens?

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Quando pensamos na vida profissional, logo vimos que precisamos de atualização constante, conhecimento técnico e experiência. No entanto, as empresas já estão exigindo mais dos profissionais: estilo e etiqueta!

Esses ingredientes, antes desconsiderados, agora devem ser conhecidos por todos os profissionais, já que podem fazer diferença na hora da escolha de algum candidato para ocupar uma vaga.

Mas o que é estilo?

Ter estilo não se limita a saber se vestir de acordo com a moda, como pensam muitas pessoas. É determinar uma linha a seguir na vida profissional, seja ela mais conservadora ou moderna.

Continua depois da publicidade

O estilo também é determinante em uma seleção. Uma pessoa que fala mais e articula mais tem um estilo mais extrovertido e pode sair na frente quando a vaga for relacionada à área de vendas.

O determinante para o sucesso profissional é saber definir qual o seu estilo, de acordo com sua personalidade. Você já sabe qual o seu?

Etiqueta

A etiqueta diz respeito ao modo como você vai tratar as pessoas ou se comportar em determinadas situações. Já que o profissional passa a imagem da empresa para clientes e consumidores, é preciso contratar quem sabe agir de maneira adequada.

Saber se comportar num jantar, dizer obrigado e por favor, e como se vestir em determinadas ocasiões já é diferencial para quem ocupa qualquer cargo na hierarquia da empresa. Saiba se comportar, com educação e respeitando as pessoas, que garantirá sua vaga.