Em carreira / estagio

Saiba como se decidir entre um estágio e um emprego efetivo

Como é possível saber qual dessas duas opções é mais adequada para sua carreira? Confira 4 dicas que podem ajudar nesta escolha

jovem executivo - trabalho - escritório
(Getty Images)

SÃO PAULO - Algumas pessoas optam por estagiar para depois encontrar um trabalho efetivo que ofereça melhores condições. Mas como é possível saber qual dessas duas opções é mais adequada para sua carreira?

Confira 4 dicas que podem ajudar você a escolher a melhor alternativa:

1. Mantenha seu foco em uma carreira de sucesso e na sua reputação profissional. Mandar currículos para diversas empresas para as quais você poderia trabalhar enquanto você está em um estágio pode ser perigoso para a sua reputação profissional. Você tem que manter suas responsabilidades com o local do seu estágio e deixar de estagiar porque conseguiu outra oferta de emprego pode afetar sua carreira. Por isso, considere com cuidado suas opções antes de tomar uma decisão.

2. Decida o que é mais promissor. Se você já sabe qual emprego você quer e para qual empresa procura trabalhar, então o melhor a fazer é manter o foco para conseguir exatamente o que você deseja. Se esse não for o caso e se as oportunidades que surgiram para você são apenas em áreas que não se relacionam com seus objetivos, continue com seu estágio até que algo mais adequado ao que você busca apareça.

3. Seja seletivo. Considere as opções que oferecem mais qualificações na sua área. Pode ser que apareça algum estágio não remunerado que é exatamente o que você procurava e, ao mesmo tempo, um emprego que paga um bom salário, mas não se encaixa profissionalmente com você. Se isso acontecer, seja seletivo e leve em consideração o que seria melhor para a sua carreira.

4. Mantenha contato com o seu gestor. Se você optar por deixar seu estágio para seguir com outra oportunidade de emprego, tente manter contato com seu gestor e também com seus colegas de trabalho. Assim, caso surja alguma outra vaga em um momento em que você esteja disponível, a empresa poderá te contatar novamente.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.

 

Contato