Em carreira / estagio

Veja as 5 maneiras de avaliar seu estágio

Fazer um estágio é a melhor maneira de colocar em prática o que você estuda na faculdade. Mas será que ele é bom para você?

jovem executiva - concursos
(Getty Images)

SÃO PAULO - Fazer um estágio é a melhor maneira de colocar em prática o que você estuda na faculdade. Mas será que ele é bom para você? Confira 5 maneiras de analisar se a experiência está sendo positiva, sem estar atrapalhando seus estudos e ajudando você a subir na carreira.

1. Educação, não exploração
Infelizmente, algumas empresas exploram seus estagiários ou não lhes oferecem boas oportunidades de aprendizado. Antes de aceitar um estágio, verifique quais serão suas responsabilidades no trabalho, para que você não se desmotive ao se ver obrigado a fazer o que não gosta ou ao se ver sendo explorado ou realizando funções supérfluas.

2. Relevante para seu curso
Se você tiver encontrado um estágio fora da sua área, considere se realmente vale a pena fazê-lo. Pode ser mais vantajoso aproveitar os órgãos laboratoriais da faculdade para enriquecer seu currículo a fim de finalmente contratado para um estágio na sua área.

3. Variedade de experiências
Um bom estágio é aquele que coloca todas as suas competências à prova. Por exemplo, aquele que contempla o máximo de matérias estudadas na faculdade. Além disso, aquele que ofereça oportunidades de aprender o que você ainda não viu na faculdade ou o que nunca vá ver.

4. Oportunidade de efetivação
Também é necessário verificar se você tem chances concretas de ser efetivado. Se não, tudo o que você tiver feito terá sido em vão, porque, mesmo que seu chefe ache você alguém capacitado, não poderá recompensar seu esforço com uma contratação.

5. Vale o seu tempo?
Será que o que você está fazendo vale o tempo que você está perdendo para enriquecer seu currículo? Afinal, sabe-se que a universidade oferece várias formas de aprendizado prático na área que interessa a você.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.

 

Contato