Estágio: quando é o momento de procurar outra oportunidade?

Segundo consultora, mudança de estágio somente deve ser feita se as possibilidades de aprendizado se esgotarem

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – De acordo com a consultora de planejamento de carreira da Manager Assessoria em Recursos Humanos, Juliana Barros, a mudança de estágio somente deve ser feita se as possibilidades de aprendizado se esgotarem na empresa em que o universitário está.

“De repente, entrou na empresa e depois de um tempo fez tudo o que poderia. Não existe mais possibilidade de agregar. É uma empresa que não tem plano de carreira. Nestes casos, o melhor é procurar outra oportunidade”, afirmou a consultora.

Mas a mudança deve ser feita com responsabilidade e reflexão. Para Juliana, o estagiário deve ter foco, se pretende mudar de empresa, ou então ficará com um histórico injustificável de experiência. “É preciso entender para onde quer ir para ponderar a mudança. O estágio é momento de experimentar, mas na área em que pretende atuar”.

Momento de mudar

Aprenda a investir na bolsa

A troca de estágio deve ser no começo da vida universitária, até o penúltimo semestre, mesmo porque a mudança fica mais difícil nos últimos meses da faculdade. Segundo Juliana, no último bimestre, as empresas não costumam contratar.

De acordo com Erika Migliano, também consultora de planejamento de carreira da Manager, o tempo médio de um estágio é de seis meses ou um ano, mas existem alguns de dois ou três meses.

Chance de efetivação

Para Juliana, o estagiário que não perceber chance de efetivação, mas está no final da faculdade, deve começar a procura por um emprego formal, para pleitear a posição de assistente, por exemplo.

“Mas o universitário deve ter em mente que a efetivação está totalmente ligada ao desempenho no emprego. Quem tem interesse em ficar na empresa, deve mostrá-lo, bem como preocupação com o trabalho que realiza. Deixe claro que gosta do que faz”.

Alguns pontos ajudam na análise sobre o fato de ser efetivado ou não. O primeiro deles é se a empresa costuma contratar os estagiários. Esta é a política da companhia? Também analise se você tem trazido resutados, se possui algum diferencial ou se chama atenção no ambiente de trabalho. Respostas positivas indicam chance de contratação.

Procura

Caso as respostas sejam negativas, é melhor começar a procurar outra vaga. Entidades como o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola – www.ciee.com.br) e a Fundap (Fundação de Desenvolvimento Administrativo – www.fundap.sp.gov.br) divulgam vagas de estágio para estudantes do ensino superior.

PUBLICIDADE

Durante todo o ano, são lançadas vagas pelas empresas, mas a contratação é mais comum no meio e no final do ano, porque as companhias querem começar os anos ou semestres com a equipe nova. Sem experiência em nenhuma área, os estagiários devem colocar no currículo:

  • o objetivo. Por exemplo, estagiar na área de marketing, direito, administração e outras;
  • quais as habilidades e conhecimentos (idiomas e informática);
  • cursos já realizados.