Estágio: forme novos talentos em sua empresa

Política de estágio possibilita vantagens para contratantes e contratados; empresa deve se manter preparada e aproveitar a oportunidade

Waldeli Azevedo

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SÃO PAULO – As empresas têm encarado o estagiário de uma outra forma. Se antes a política era vista, em algumas situações, como uma boa alternativa para combater os altos custos de uma contratação, hoje a abertura de vagas a estudantes é considerada uma maneira eficiente de formar talentos.

Promover o estágio em sua empresa, mesmo que de pequeno porte, pode significar a oportunidade de treinar alguém e prepará-lo para crescer com o seu empreendimento.

Prós e contras do estágio

Como aspecto positivo, a contratação de estagiários em sua empresa dará um novo ânimo à sua equipe. Afinal, o estudante trará novas idéias e alguns questionamentos que, se ouvidos devidamente, poderão levá-lo a pensar melhor sobre alguns aspectos de sua empresa.

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O estagiário, com pouca experiência profissional, chega ao novo emprego sem vícios, ou seja, sem procedimentos adotados por outras empresas, o que lhe possibilita assimilar com maior facilidade o treinamento que receber, bem como a política da contratante atual.

Por outro lado, você pode enfrentar problemas com a inclusão dos novos profissionais, em razão da falta de maturidade, em alguns casos, além da rotatividade, já que muitos estudantes optam por adquirir várias experiências profissionais durante o período de faculdade.

Adote algumas medidas

É claro que, para o sucesso de uma política de estágio em sua empresa, independente do porte, você precisará definir alguns procedimentos, tanto de contratação quanto de carreira. Isto fará com que os resultados positivos possam ser percebidos o quanto antes.

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Estabeleça, antes de anunciar a vaga, o que você espera deste estagiário. Trace um perfil deste estudante (qual a universidade de sua preferência, ano em curso e período disponível para o trabalho). Em seguida, enumere as características que espera encontrar: iniciativa, dinamismo, experiência internacional, idioma, conhecimentos em determinado segmento específico. Só então comece a selecionar candidatos: quando realmente souber o que precisa.

Após contratado o estagiário, proponha um plano de carreira. Já que o interesse do profissional é de crescer e aprender, ele não se sentirá bem em uma empresa se não encontrar nela perspectivas. Neste caso, defina algumas etapas de estágio e mostre seu interesse em uma possível efetivação, dependendo, claro, do mérito do estudante.

Saiba conviver com pessoas mais novas do que você: a experiência será bastante positiva, se você souber lidar com ela. Invista nos profissionais que mostrarem maior maturidade e interesse pelo estágio, treinando-os da melhor maneira possível.

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O importante é compreender que a política de estágio é uma alternativa vantajosa para os dois lados: para o estudante, representa a oportunidade de aprender e encontrar uma colocação no mercado de trabalho. Já para a empresa, é uma forma de estruturar estudantes talentosos, transformando-os nos profissionais do futuro. Coloque em prática esta experiência.