AO VIVO Por Dentro dos Resultados: CEO e CFO da Tupy comentam os números da empresa de metalurgia

Por Dentro dos Resultados: CEO e CFO da Tupy comentam os números da empresa de metalurgia

Estágio: como aumentar as chances de uma efetivação?

É impossível garantir que uma empresa irá efetivá-lo, mas seguindo alguns passos você pode melhorar seu desempenho e aumentar suas chances

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – É difícil que você, como estagiário, não pense no futuro: serei efetivado ao me formar? Ninguém pode garantir que isto aconteça, já que esta é uma decisão da empresa e está diretamente ligada ao momento que ela atravessa, suas prioridades e suas metas futuras. Mas é claro que tudo vai depender também do seu desempenho. Por isso, você poderá dar um “empurrãozinho” para que as coisas realmente aconteçam!

Dicas de sobrevivência

Tanto para quem ingressa em seu primeiro emprego, quanto para quem está neste caminho há mais tempo, existem na vida profissional algumas regras bastante claras de “sobrevivência”.

É fundamental, neste processo, o ajuste entre você e a empresa na qual trabalha. As funções que você exerce devem estar em linha com o que realmente é esperado. Neste “casamento”, um fator decisivo para o sucesso é a postura profissional.

Parceira da educação

Aprenda a investir na bolsa

Embora pareça óbvio, muitas pessoas deixam de dedicar sua atenção a este quesito praticamente obrigatório, o que as leva, inclusive, à perda do emprego.

Pode-se dizer que a postura profissional é parceira da boa educação que recebemos em casa: ou seja, quando ouvimos a orientação de respeitar os demais, saber se comportar em público, honrar compromissos e prezar pela organização nem imaginamos o quanto isso será empregado ao longo da nossa vida.

Preste atenção à sua volta, onde você trabalha. Existe sempre alguém mais despreocupado, sem ligar muito para o que fala, pouco comprometido com a disciplina e com as regras da empresa. Pode ter certeza que esta pessoa, mais cedo ou mais tarde, terá seu crescimento prejudicado justamente por esta postura, ou então será “convidada” a se enquadrar ao perfil esperado. Afinal, como a empresa poderá lhe confiar novas tarefas, ou até mesmo a liderança de um grupo, se age desta forma?

Vale deixar claro que não se prega aqui a bajulação, a conquista de um lugar ao sol a qualquer preço. Não é isso. O objetivo é lembrá-lo que, como em qualquer ambiente, existem regras a serem cumpridas, metas e uma política interna da qual você faz parte. Por isso, sua adaptação é mais do que esperada. Afinal, você foi contratado para isso.

Autocrítica e interesse

Caso você se questione sempre sobre suas atitudes e tenha uma boa dose de autocrítica, dificilmente terá problemas com relação a sua postura profissional. A preocupação constante em melhorar é ponto mais do que positivo neste caminho.

Outro item importante é o seu interesse, não só pelo que faz, mas pela atividade desenvolvida na empresa. Deve-se olhá-la como um todo e sentir-se comprometido com sua filosofia, com a forma de trabalho adotada.

PUBLICIDADE

Seja pró-ativo! Isso significa que você não deve ficar esperando sempre que alguém lhe passe algo a ser feito. Procure se antecipar aos fatos e, com uma boa dose de iniciativa, execute suas tarefas. As empresas esperam contar com pessoas para quem possam delegar responsabilidades, indivíduos que saibam pensar por si mesmos e que sejam capazes de propor soluções e não apenas identificar problemas.

Espírito de equipe

Evite viver centrado apenas em suas tarefas, no que você faz. Saiba que o bom desempenho de uma empresa depende do trabalho executado pela sua equipe. Mais importante do que um profissional extremamente capacitado, as empresas buscam um funcionário que pense no grupo e que saiba se relacionar com os colegas.

Para isso é necessário desenvolver a facilidade de adaptação e flexibilidade: esta característica é particularmente importante para pequenas empresas, onde os funcionários devem estar preparados para exercer mais que uma função ao mesmo tempo e mudar de responsabilidades, dependendo das necessidades do negócio. Desta forma, a palavra chave é flexibilidade.

Exponha suas idéias!

O empresário de hoje precisa ser capaz de tomar decisões importantes relativamente rápido. E para isso, precisa de pessoas que acompanhem o seu ritmo e o apóiem, para que possa tomar as decisões necessárias para a sua empresa com segurança. Por isso é importante que você assimile com facilidade o que lhe é solicitado e ponha suas idéias em prática com certa agilidade.

Por fim, um funcionário eficiente é aquele que está sempre se desenvolvendo, aprendendo novas técnicas, se envolvendo em novas áreas de atuação. Para isso é preciso motivação, interesse e, é claro, inteligência.

As ferramentas estão em suas mãos, cabe a você fazer uso delas e, desta forma, buscar a sua ascensão profissional. Bom trabalho, e sucesso!