Contraintuitiva

Esta mudança simples na rotina vai melhorar seu desempenho no trabalho

Por incrível que pareça, criar mais ocupações faz as pessoas se sentirem menos ocupadas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Existem duas formas aparentemente opostas de sentir-se menos atolado em afazeres. A primeira é, obviamente, marcar menos compromissos. Surpreendentemente, a segunda é fazer justamente o contrário. 

De acordo com Laura Vanderkam, especialista em gestão de tempo e autora do livro Off The Clock, acrescentar à agenda compromissos com amigos, familiares e colegas de trabalho é a maneira mais eficiente de diminuir a sensação de sufoco pelo excesso de afazeres. Mais eficiente até do que literalmente ter menos afazeres. 

A conclusão da especialista veio de uma pesquisa com mais de 900 pessoas. Aquelas que separaram tempo para socializar no dia anterior à pesquisa tinham chances 15% maiores de sentir que têm tempo para fazer coisas de que gostam. 

PUBLICIDADE

Ela acredita que a sensação de ter mais tempo vem dos momentos de prazer – e não o contrário. O segredo é priorizar as pessoas mais importantes da mesma forma que se prioriza tarefas no trabalho.

E a pesquisadora não é a única a pensar dessa forma. Uma pesquisa feita em Harvard com dois grupos de homens com mais de 75 anos mostrou que manter bons relacionamentos cria pessoas mais felizes e saudáveis. 

Para ter mais tempo, invista. Abra uma conta na XP.