COM O PÉ DIREITO

Está em um novo emprego? Veja 10 atitudes a serem evitadas neste início

Confira quais são as 10 atitudes que você deve evitar quando começa em um novo emprego e melhore a sua primeira impressão entre os colegas

SÃO PAULO – Você sabe o que nunca deveria fazer ao começar um trabalho? Você acaba de conseguir o seu emprego e quer causar uma boa impressão para a equipe logo na primeira vista? Então, você deve tomar cuidado para não cometer erros que prejudicam a sua imagem na empresa. A seguir, 10 dicas para você preservar a boa impressão em seu novo emprego:

1. Não chegue atrasado. Desde sempre foi ensinado que não se pode chegar depois de começar a aula. Ser pontual é um critério crucial, principalmente em um novo emprego. É um fato que chegar atrasado no primeiro dia ou nas primeiras semanas vai criar uma imagem negativa sobre você.

Para ter certeza que não vai se atrasar, faça o caminho necessário para chegar ao local (antes do início do trabalho) e saiba quanto tempo leva para chegar ao destino. Leve sempre em conta os fatores que podem atrasar o seu percurso como: obras, chuva, trânsito ou qualquer outro tipo de problema.

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2. Não se vista de maneira inadequada. Antes mesmo de iniciar o trabalho, converse com o seu chefe e pessoas do RH para ter certeza quais são as vestimentas apropriadas para utilizar em sua semana. Não existe nada mais constrangedor do que aparecer de uma maneira inapropriada, que resultará em uma má impressão de seu chefe e colegas.

3. Não dispense a orientação. Sempre que é iniciado um trabalho, você precisa de um treinamento para realizar as suas funções de maneira adequada. Se você cogita tentar pular essa etapa ou falar que já está apto (sendo que não está), tire esse pensamento da cabeça. Mesmo que a pessoa responsável pelo seu treinamento não seja o seu supervisor, eles estarão de olho em você. Evite qualquer tipo de comportamento que possa fazer com que o seu “treinador” reporte algum comportamento para seu chefe.

4. Não espere por ajuda a todos os momentos. Independentemente de onde você trabalha, existem ferramentas, processos e formas que fazem parte dos procedimentos rotineiros da empresa. Não é sempre que os seus colegas estarão ali para te ensinar tudo o que é necessário. Se o fizerem, você é uma pessoa de sorte. Tente mostrar interesse e faça de tudo para aprender os conhecimentos básicos que são requeridos para realizar um trabalho de qualidade.

5. Não peça para seus colegas realizarem seus trabalhos. Uma ajuda todo mundo precisa quando inicia um novo emprego. Peça ajuda também. Mas cuidado: transformar a sua boa imagem em uma figura odiada é bem simples, basta pedir para que os outros façam o seu trabalho.

Deve ser lembrado que se você entrou no trabalho é porque seus superiores acreditam em seu potencial para fazer as tarefas propostas. Claro que deve pedir ajuda em caso de dúvida, mas tente confiar em si mesmo e faça de tudo para provar que é capaz de realizar as suas funções.

6. Não faça muitas ligações pessoais. Certamente que quando você está no trabalho, deve realizar as suas funções estabelecidas e não ficar batendo papo com seus amigos ou outras pessoas relacionadas com a sua vida. Caso você seja uma pessoa que recebe muitos telefonemas, deixe claro para quem te liga que você estará trabalhando durante um período de tempo e peça para que não te liguem durante esse horário, a não ser que seja uma emergência. Se policie para não ficar muito conectado no celular. Deixe esse momento para o seu intervalo.

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7. Não peça aumento. Antes mesmo de iniciar o trabalho, você já sabia quais seriam os seus benefícios salariais. Portanto, não tente mudar os termos antes mesmo de começar a trabalhar. Esteja satisfeito com o que foi proposto. Não espere nem peça por um aumento antes de trabalhar o suficiente para mostras o seu valor como funcionário.

8. Não tente mudar as coisas. Uma boa impressão é sempre o objetivo de quem começa no novo emprego, provando que fizeram a escolha certa ao te contratarem. Mas tome cuidado com dicas e opiniões sobre os seus métodos e estratégias durante o seu início, o que pode não causar uma boa imagem para seus colegas.

Primeiramente, tem que dar o tempo para realmente descobrir o que faz no trabalho e aprender a realizar de maneira correta. Para que com o decorrer do tempo, você possa sugerir mudanças em oportunidades que aparecem ao longo do tempo, quando tiver mais experiência para fazê-lo.

9. Não minta. Em um novo trabalho é muito difícil saber tudo o que é necessário. Uma hora ou outra, você será solicitado para fazer algo que não sabe, ou não tem um pleno conhecimento. Ao invés de falar que vai fazer, não tenha receio de dizer que não sabe como realizar aquela tarefa. Mas não é porque não sabe que não irá fazer. A maneira correta de responder é: “eu não sei fazer, vou descobrir como se faz e já retorno para você”. Simples assim.

10. Não tenha medo de pedir por ajuda. A ansiedade pode tomar conta quando começa uma nova jornada profissional. E, às vezes, você deixa de fazer perguntas para colocar a mão na massa. Nenhuma pergunta é besta, qualquer dúvida vale a pena ser solucionada. Pessoas deixam seus trabalhos por conta de erros bestas, que não chegaram a perguntar e perderam o emprego pela falta de questionamento. Portanto, é essencial perguntar tudo o que você precisa saber para evitar o máximo de problemas possível.

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