Emprego

Está desempregado? Veja 4 estratégias para encontrar novas oportunidades

Primeiramente, é essencial que você tire ensinamentos das entrevistas que não deram certo. Veja outras dicas

SÃO PAULO – A frustração é um problema pelo qual muitos desempregados passam. A cada rejeição que se recebe após uma entrevista de emprego, a melancolia nos toma e fica cada vez mais difícil criar forças para passar pelo mesmo processo novamente. Tome cuidado para não gastar todas as suas fichas usando as estratégias erradas. Primeiramente, é essencial que você tire ensinamentos das entrevistas que não deram certo. Esse é o primeiro passo.

O resto se resume a 4 simples e consistentes estratégias para encontrar um emprego.

1. Seja agradável com todos
Ser mal-educado e desagradável não ajudará você em nada. Mesmo assim, o que mais vemos, seja na faculdade, no trabalho, na academia que você frequenta, são pessoas antipáticas. Elas não têm noção de que qualquer pessoa no círculo de amizades dela é um contato, que pode ajudá-la a conseguir algo. Um emprego, um favor, uma influência, etc. Agora, quem você acha que as pessoas vão querer ajudar? Os desagradáveis ou os simpáticos? Portanto, seja sempre uma boa pessoa com todos.

PUBLICIDADE

2. Tenha um currículo apropriado
Muito mais do que uma enumeração das suas qualidades, seu currículo tem que ser uma prova de que valerá a pena contratar você. Por isso, não pense que só basta enumerar as empresas em que você estava. Como você contribuiu para o crescimento desses lugares? Em geral, se seu currículo responder a essa pergunta, você terá um bom CV.

3. Não se esconda atrás do seu computador
Pare de se esconder atrás do seu computador. Mexa-se e faça contatos. Nunca negue o valor de uma rede consolidada de contatos. É claro que é importante fazer conexões no LinkedIn e criar uma presença online. Mas o ideal é que você conheça pessoas de fato. Não espere que um simples “sim” nas redes sociais garanta um emprego a você.

4. Seja voluntário
Seja voluntário. Isso muda você. Você se torna mais sensível para as questões do mundo e até passa a entendê-las melhor. Além de fazer contatos (algo essencial para encontrar um emprego e ter uma carreira bem-sucedida), você se tornará uma pessoa mais interessante e mais sensível; aumentando as suas chances de o recrutador gostar de você e querer oferecer o emprego.

Veja mais matérias de Carreira no Universia.