saia da inércia

Está desempregado há tempos? Veja 4 coisas que você precisa fazer

Está desempregado a meses e não sabe em que está errando? Confira as 4 coisas que você precisa rever para conseguir um emprego rapidamente

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Você já passou por várias entrevistas de emprego, já enviou seu currículo para diversas empresas e mesmo assim continue desempregado? Não fique desespero. Veja as 4 coisas que você precisa fazer caso esteja tendo dificuldade para encontrar um emprego:

1 – Reveja o seu currículo

É bem provável que você já tenha escutado que é crucial ter um currículo curto e objetivo. O mais importante, porém, é que você saiba quais informações são realmente importantes de serem colocadas. Mesmo que você tenha ótimas experiências e uma boa formação acadêmica, se você não souber como expor bem suas qualidades, nenhum recrutador irá te chamar.

PUBLICIDADE

Lembre-se que, provavelmente, os seus concorrentes possuem um currículo muito parecido com o seu. Portanto, ao invés de só falar que você sabe trabalhar em grupo, destaque os seus diferenciais: explique seus casos de sucesso, cursos, suas iniciativas, entre outros.

2 – Cultive a sua presença online

O que os recrutadores encontram sobre você nas redes sociais pode definitivamente influenciar a visão deles sobre você. Porém, não comece a bloquear todas as suas informações – deixe em aberto dados, fotos e atualizações que os deixam com uma boa impressão sua. Caso você seja um heavy user do Twitter, tome mais cuidado ainda: certos tweets podem destruir a visão que o recrutador tem. Portanto, caso você não queira perder a liberdade do Twitter, deixe todas as suas atualizações privadas.

3 – Preste atenção na entrevista

O seu currículo pode estar ótimo, mas você pode estar cometendo algum erro durante a entrevista. É importante que você esteja vestido adequadamente, limpo, seja educado e fale de forma clara e sem rodeios. Dê ao recrutador motivos para te contratar e faça com que a sua presença seja marcante. Outro aspecto importante durante a entrevista é seu conhecimento da empresa: mostre que você pesquisou sobre a empresa antes e já tem noções de como ela funciona, quais são os clientes, os produtos, etc.

4 – Pergunte ao recrutador por que você não conseguiu o emprego

PUBLICIDADE

Caso a resposta à entrevista seja negativa, não tenha medo e pergunte por que você não foi aceito. Provavelmente, ele será sincero e poderá fornecer críticas construtivas. Dessa forma, você sabe onde precisa se desenvolver para as próximas oportunidades.

Veja mais matérias de Carreiras no Universia.