Está de emprego novo? Veja 5 questões que explicam a cultura da empresa

Se você é novo no emprego e deseja saber como é o ambiente de trabalho, confira cinco perguntas que podem ajudá-lo a saber

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Um bom ambiente de trabalho é fundamental para que os profissionais realizem bem suas tarefas e se sintam motivados no fim do dia. Mas como você vai saber se determinada empresa se encaixa em seus critérios para aceitar um emprego? Identificar a cultura de uma empresa, ou seja, como ela realmente funciona internamente, é possível com as cinco perguntas a seguir:

1. A empresa trabalha para viver ou vive para trabalhar? A maioria das empresas pode ser colocada na categoria “vive para trabalhar”. Se isso é bom ou ruim apenas o profissional poderá definir. Você deve procurar por sinais que possam indicar tais características. Eles podem ser expressos, por exemplo, no número ou dinâmica de folgas oferecidas, na disciplina dos horários e aspectos similares.

2. Meritocracia ou senioridade? Quando os profissionais pedem por mais férias, aumento no salário ou uma promoção, a empresa decide baseado no tempo de trabalho na companhia ou pelas conquistas feitas pela pessoa? Alguém com menos de dois anos de casa, mas com muitos pontos positivos no desempenho, pode ser promovido e receber um aumento ou precisa esperar mais tempo para que isso aconteça? Tais questionamentos devem estar respondidos antes que você aceite qualquer emprego para que não se depare com frustrações no futuro e se sinta desvalorizado injustamente.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. A empresa sabe valorizar seus funcionários? A área de atuação da empresa não faz diferença nessa pergunta. O importante é saber se ela realmente se importa. Você pode perceber isso ao olhar para as pessoas que estão na liderança da companhia. A maioria veio de fora ou se desenvolveu dentro da empresa até chegar lá?

4. O que você acha do escritório? O ambiente de trabalho não inclui apenas as pessoas e como se comportam, mas também o ambiente em si, com móveis e equipamentos. Você deve se sentir confortável e bem equipado para trabalhar, afinal quem gosta de trabalhar em um local sujo e apertado?

5. Pessoas inteligentes trabalham ali? Conferir o currículo e reputação das pessoas que estão empregadas ali e que serão seus colegas mais próximos de trabalho é uma saída prática para entender com quem estará trabalhando e a qualidade da equipe.

Continua depois da publicidade

Veja mais matérias de Carreiras no Universia