Futuro

Esses profissionais estarão em demanda em 2020, segundo relatório

Para elaborar o relatório, foram entrevistados executivos de mais de 350 empresas de nove indústrias diferentes para prever qual será o futuro do mercado de trabalho

SÃO PAULO – É inegável que o mercado de trabalho está passando por profundas transformações, principalmente por conta das novas tecnologias – e isso, na verdade, sempre aconteceu. Até 2020, segundo um relatório publicado pelo World Economic Forum, 5 milhões de empregos devem deixar de existir até 2020.

Para elaborar o relatório, foram entrevistados executivos de mais de 350 empresas de nove indústrias diferentes para prever qual será o futuro do mercado de trabalho e, enquanto algumas profissões devem não existir, outras estarão em demanda.

Confira quais serão os profissionais contratados em 2020:

PUBLICIDADE

Analistas de dados
Segundo o relatório, analistas de dados serão ainda mais importantes para todas as indústrias em 2020. Quem respondeu à pesquisa afirmou que espera que exista uma demanda maior para analistas de dados, porque precisarão de ajuda para entender todos os dados gerados com as rupturas tecnológicas.

Relacionados à computação e matemática
Programadores, desenvolvedores de software, analistas de segurança da informação, entre outros, são algumas das profissões que ainda serão valorizadas.

Arquitetos e engenheiros
Nos próximos quatro anos, a demanda por esses profissionais ainda deve aumentar. Especificamente, o relatório afirma que terá um aumento de demanda por engenheiros com foco em bioquímica, nanotecnologia, robótica e de materiais.

Especializados em vendas
Como os avanços tecnológicos continuam quebrando algumas indústrias, uma crescente necessidade de pessoas especializadas em vendas, que possam explicar o que a empresa oferece para diversos clientes, de todos os tipos, será necessária.

Por exemplo, empresas de mídia digital que trabalhem com propaganda e anúncios móveis pode querer contratar pessoas de vendas, já que o consumo de mídia é cada vez mais feito através de smartphones.

Gerentes sênior
Para ajudar as empresas a não ter prejuízos com as mudanças que ocorrerão, gerentes serão necessários. Mídia, entretenimento e informação são algumas das indústrias que terão maior necessidade desse profissional.

PUBLICIDADE

Designers de produto
Uma das habilidades que mais estará em demanda em 2020 é criatividade, isso porque muitos empregos monótonos serão automatizados – e os criativos ainda precisam de uma pessoa. Designers, especialmente industriais e comerciais, serão necessários.

Recursos humanos e desenvolvimento organizacional
Com as mudanças tecnológicas e socioeconômicas, alguns empregos desaparecerão completamente e outros serão criados do zero. Esse profissional será necessário para treinar os funcionários atuais com novas habilidades – e, segundo o relatório, 65% dos questionados afirmaram que estão investindo em dar novas habilidades a funcionários atuais.

Relações governamentais e regulatórias
Esse profissional será responsável por regulamentar e legalizar as tecnologias emergentes. É o caso das montadoras e empresas de tecnologia, que, ao criar os carros autônomos, contratarão novos funcionários para trabalhar com o lado jurídico da questão.