Follow up

Especialista em recrutamento revela o que fazer depois da entrevista para conseguir emprego

O retorno depois da conversa é tão importante quanto os primeiros passos na seleção de candidatos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A busca por emprego tem algumas fases óbvias, como encontrar vagas, enviar um bom currículo e falar bem na entrevista ou dinâmica. Mas existe um último passo que a maioria dos candidatos insiste em ignorar: o acompanhamento.

“A qualidade do seu ‘follow up’ pode destacar uma boa entrevista, ou sabota-la”, diz, ao Business Insider, a especialista Lynn Taylor, autora do livro “Tame Your Terrible Office Tyrant: How to Manage Childish Boss Behavior and Thrive in Your Job”.

Segundo ela, existe uma fórmula para demonstrar o nível perfeito de interesse depois de uma entrevista bem-sucedida. A ideia é mostrar que quer a vaga, mas sem extrapolar ou parecer impaciente e desesperado. Confira os 6 tipos de checagem que os candidatos devem fazer depois de uma boa conversa:

PUBLICIDADE

1. Checagem inicial

Logo após a entrevista, a especialista sugere enviar um e-mail de agradecimento. Caso o encontro seja de manhã, envie no período da tarde; caso seja à tarde, pode ser na manhã do dia seguinte. Isso mostra respeito pelo tempo da pessoa que realizou a entrevista, de acordo com ela, e pode destacar o candidato.

Nesta mensagem, tente demonstrar que escutou o que foi falado na entrevista, mas sem falar demais.

2. Checagem pós “prazo”

Boa parte das entrevistas termina com um prazo em que o entrevistador deveria enviar uma resposta aos candidatos. Caso ela não venha na data estipulada, vale entrar em contato um ou dois dias depois.

3. Checagem solicitada

PUBLICIDADE

Muitas vezes, a pessoa que realizou a entrevista pode sugerir uma data para que o candidato entre novamente em contato, depois de todas as entrevistas. Neste caso, mande o e-mail ou faça a ligação neste dia exato.

4. Checagem de interesse

Caso tenha a sensação nítida de que o entrevistador estava muito interessado e conseguiu respostas positivas nos primeiros retornos, o candidato pode entrar em contato novamente. Respostas vagas ou promessas do tipo “nós entraremos em contato” significam que esta nova checagem não deve ser feita.

5. Checagem depois de muito tempo

Se tiver a informação de que a vaga ainda não foi preenchida depois de algumas semanas ou meses, a especialista diz que o candidato ainda pode manter as esperanças e perguntar novamente. Isso, claro, quando o recrutador ainda demonstrar interesse em sua capacidade.

“Mas mande mensagens variadas, como links de artigos interessantes ou eventos relacionados à vaga”, sugere.

6. Checagem de agradecimento

Mesmo sem conseguir a vaga, às vezes pode ser interessante demonstrar interesse por posições futuras na empresa e agradecer pela oportunidade. Nesta mensagem, pode ser interessante pedir um feedback do seu desempenho nas entrevistas – lembrando de não demonstrar nenhum rancor.