Especialista do Nube diz como medir o nível de competitividade

Coordenadora de Treinamentos diz que é possível mensurar competitividade por meio de "pilares"

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – A idéia disseminada hoje nas empresas não é de competição entre os membros da equipe. Líderes contemporâneos não instigam a disputa interna, pois eles preferem que o profissional esteja sempre competindo consigo mesmo.

Isso significa superar seu desempenho a cada dia. É nesse sentido que o nível de competitividade faz toda a diferença. Graças a ele, há pessoas que hoje estão no topo das organizações, fazendo sucesso, sem serem afetadas pelas oscilações do mercado. Outras, sofrem com os altos e baixos da economia.

Pense da seguinte maneira: quando uma empresa passa por crise financeira, muitos colaboradores são desligados. Mas sempre há aqueles que ficam. O que diferencia o primeiro grupo do segundo? É justamente o grau de competitividade de cada indivíduo.

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Mas, afinal, como saber se temos um bom nível de competitividade? A coordenadora de Treinamentos do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Carmen Alonso, explica que é possível mensurar por meio da análise de alguns “pilares”, que foram definidos ao final da década de 90 pelo headhunter José Augusto Minarelli, autor do livro “Empregabilidade”.

Veja, a seguir, cada um dos pilares:

Análise

Com base nesses pilares, o profissional pode identificar suas forças e fraquezas. Por meio delas, ele consegue mapear as ameaças e as oportunidades no mercado de trabalho. Mas é importante ser honesto e não mentir para si.

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“Se pergunte todos os dias se seu trabalho está cobrindo o investimento da empresa em você. Seja franco quanto aos seus pontos fracos e trabalhe eles. Além disso, tenha sempre um sonho, uma meta para perseguir, pois pode ajudar a obter melhores resultados. O que te move? Pode ser fazer aquela viagem dos sonhos, trabalhar fora, ter um artigo publicado em um veículo, entre outros. Para quem não sabe aonde quer chegar, a construção dos pilares é muito mais penosa”, completa a especialista.