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Líderes

Especialista dá dicas de como desenvolver novos líderes dentro da empresa

Na opinião de gerente de RH, empresas devem construir um programa e planejar o desenvolvimento de novos líderes

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SÃO PAULO – Além de gerenciar projetos e equipes, muitos líderes também têm a missão de desenvolver novas lideranças dentro da empresa. A tarefa, nem sempre fácil, passa por questões como transformação e motivação, segundo explica o gerente de RH (Recursos Humanos) da Norske Skog Pisa, Gesiel Batista, que participa da 4ª edição do ConviRH – Congresso Virtual de Recursos Humanos, realizado pelo RH.com.br.

“Pessoas são movidas por desafios e oportunidades (…) O adulto não se transforma se não sentir uma necessidade. Portanto, é preciso despertar o interesse e a conscientização do indivíduo para que ele aceite a mudança e se motive”, diz.

Planejamento

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De acordo com Batista, para obter novas lideranças, as empresas devem construir um programa e planejar o desenvolvimento de novos líderes, assegurando que as pessoas tenham as competências para o alto desempenho.

Assim, explica ele, é interessante que este programa de desenvolvimento tenha algumas etapas, como a descrição do cargo (as pessoas devem saber o que terão de fazer); performance (deve-se estabelecer metas); avaliação e revisão de desempenho; plano de sucessão e desenvolvimento; e recompensa (é preciso reconhecer e recompensar o funcionário).

Clareza e eficácia

O especialista ainda adverte que, neste processo, é preciso aliar a clareza com a eficácia administrativa, estabelecendo, entre outras coisas, metas ambiciosas e delegando com eficiência por meio de treinamento e apoio, comunicando-se de forma clara ao distribuir tarefas.

Além disso, destaca, é necessário fazer com que as pessoas se sintam envolvidas e motivadas, “fazendo com que se sintam responsáveis e recompensá-las pelos resultados positivos que obtiveram”.

Por último, mas não menos importante, é preciso alinhar os valores e objetivos da empresa e do candidato a líder para obter sucesso na formação.

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