Errou no trabalho? Saiba como agir nesta situação!

Primeira atitude que profissional deve ter ao errar é assumir o que fez. Por isso, nada de culpar colegas, chefe, clientes ou fornecedores

Karla Santana Mamona

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SÃO PAULO – Erros e acertos fazem parte da carreira de qualquer profissional. Lidar com o sucesso não requer muito esforço por parte do profissional. Entretanto, para saber lidar com os erros, é necessário estar preparado.

A gerente de Comunicação da Catho Online, Carolina Stilhano, explica que a primeira atitude que o profissional deve ter ao errar é assumir o que fez. “A pessoa deve chamar a responsabilidade para si”. Por isso, não é indicado culpar os colegas, o chefe, o cliente ou o fornecedor.

Quem admite ter errado é considerado um profissional com mais maturidade. Mas não basta somente reconhecer o problema. Sugerir soluções e colocar-se à disposição para ajudar é fundamental. “Quem erra e tenta ajudar a resolver a questão é visto como um profissional comprometido com a empresa”, declara Carolina.

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Analisar a situação
Após errar, é indicado que o profissional reflita sobre o erro, analisando a situação em que estava e o que levou a errar. Segundo a especialista, geralmente, os erros acontecem por falta de atenção ou de comunicação.

Caso o profissional não consiga fazer essa avaliação sozinho, é aconselhável que ele converse com o gestor direto ou até mesmo com os colegas. De acordo com Carolina, nesta ocasião, o líder deve orientar o profissional. “O gestor também erra, mas como ele tem mais experiência, pode ajudar”, diz

Emocional
É comum também o profissional ficar envergonhado, com a autoestima baixa e perder um pouco da confiança, dependendo da gravidade do erro. Esses sentimentos não devem acompanhar o profissional em sua carreira.

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Caso a situação se estenda por mais tempo, é indicado que a pessoa procure um profissional especializado, como um coaching ou até mesmo um psicólogo. “De todas as experiências ruins é possível tirar um aprendizado”, finaliza Carolina.