Entrevista para a mídia? Veja como se comportar

Não existe nenhuma regra que indique como o executivo deve agir. No entanto, algumas dicas podem ajudar nesse momento em que muitos ficam nervosos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Uma entrevista com um repórter pode causar nervosismo em muitas pessoas, principalmente quando a matéria será veiculada na televisão. No entanto, para que a conversa renda, é preciso descontração e muito preparo por parte do entrevistado, além de consideração com relação à empresa em que trabalha. Você sabe como agir nessa situação?

Imagem da empresa

Neste momento você não pode esquecer que representa a empresa e que tudo o que irá dizer pode ser vinculado a ela. Mesmo que fale algo da sua vida particular, muitos cidadãos não conseguem distinguir que é você quem está dizendo e não a companhia.

Por isso, muito cuidado com o que irá falar. Para que não aconteça nenhum imprevisto, o melhor é perguntar ao repórter o assunto da entrevista, que deve ser encarada somente como uma conversa. Não tente improvisar, preparação é fundamental.

Como preparar?

PUBLICIDADE

O primeiro passo, depois de saber o assunto da entrevista, será coletar materiais que possam ser mostrados ao repórter, como fotografias, documentos e pesquisas que expliquem suas afirmações.

Mas cuidado para não se perder em meio a tantos papéis, por isso carregue somente o necessário para tirar todas as dúvidas do repórter. Todas as perguntas devem ser respondidas e, se não souber a resposta, é melhor procurar obtê-la, ao invés de ver escrito no jornal que não quis dar nenhuma declaração sobre o assunto.

Na hora da entrevista

Não existe regra geral de etiqueta que explique como se comportar neste momento que pode ser difícil para o executivo, já que problemas relativos à empresa são colocados em pauta. No entanto, você pode seguir as dicas abaixo e saberá como lidar com essa situação.

  • Seja claro, objetivo e paciente: o repórter pode não saber termos técnicos de sua área e pedirá exemplos até que consiga compreender o assunto;
  • Não tenha medo do repórter, ele não está ali para o atacar, pelo contrário, apenas para ouvir seu lado de uma determinada questão;
  • Leia jornal diariamente, o que não fará com que fique sem responder uma pergunta por falta de informação. Se souber mais sobre o assunto, tente estimular o interesse do repórter;
  • Por fim, tente conduzir a entrevista e use frases de impacto.