Entrevista: como justificar afastamento de carreira para cuidar dos filhos?

Mulher não deve passar muito tempo falando sobre isso. Veja dicas do que dizer e como mencionar assunto

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Depois de alguns anos em casa e com os filhos já criados, você resolve voltar para o mercado de trabalho. Então, logo decide por mandar seu currículo para empresas de áreas em que já atuou.

Na hora da entrevista, percebe que o motivo por ter parado deve ser explicado. Afinal, por que existe um grande espaço de tempo entre seu último emprego e a data atual? Neste momento, cuidado com a resposta.

Não perca tempo

Na hora da entrevista de emprego, o selecionador não precisa saber sobre sua trajetória de vida, mas dados importantes sobre sua carreira. Não perca tempo justificando o período em que ficou parada, pois isso não fará com que você seja selecionada.

PUBLICIDADE

Ao invés disso, perca tempo de sua exposição dizendo o que já realizou, por onde passou e quais as suas qualidades. Um possível drama pessoal não será interessante para o selecionador, que buscará perceber o seu diferencial, o qual deve ser evidenciado.

Cuidado para não ofender

“Tomei a decisão de parar de trabalhar e ficar em casa porque queria ser uma boa mãe”. Pode não parecer, mas saiba que poderia estar insultando alguma outra mulher com este discurso.

Se a selecionadora tiver filhos e notar que não parou de trabalhar para cuidar dos pequenos, isso significa que ela não é boa mãe? Apesar de ter escolhido por outro caminho, ela pode ser uma boa mãe, por isso, nunca use este argumento. Prefira responder: “Fiz a decisão porque precisava ficar mais tempo em casa, mas não vejo a hora de voltar a trabalhar”.