Entre em cena: 2009 está chegando, que tal adotar nova postura profissional?

"Devemos entrar em cena em 2009 sendo ótimos atores, entendendo a palavra ator, que é aquele que age", diz especialista

SÃO PAULO – “É saudável projetar expectativas positivas para o ano que está chegando e a época de festas é ideal para revigorar ânimos e energias. Porém, junto com o balanço econômico, deve ser feito um balanço das atitudes e comportamentos nas relações pessoais e profissionais. Feito isso, devemos agir para evitar que situações difíceis voltem a se repetir”, afirma Mauro Henrique Toledo, diretor e sócio da Teatrês, empresa que une o teatro ao mundo corporativo.

“Devemos entrar em cena em 2009 sendo ótimos atores, entendendo a palavra ator como: aquele que age. Quem age, propõe, cria, transforma, adequa, foca e realiza. Está em nós o poder de sermos atores de nossa própria vida, construindo enredos felizes e resultados positivos através de ações conscientes no dia-a-dia”, diz Alzira Andrade, também sócia e diretora da Teatrês.

Dicas

Confira as dicas dos dois especialistas em mundo corporativo para começar o ano com o pé direito:

  • Observe comportamentos incorretos quando o assunto é comunicação empresarial. Por exemplo: as pessoas julgam, acusam e se defendem antes de parar e analisar o que aconteceu de fato. “O que aconteceu?” é uma pergunta crucial a ser feita. Ela abre para o diálogo e dá fim aos boatos;
  • PUBLICIDADE

  • Geralmente, bastam pequenos toques para entender e mudar para melhor nossas próprias atitudes. Por exemplo, aprenda a ouvir com empatia. Alguém quer falar com você? Dê atenção e ouça a pessoa sem interromper, dando a ela sinais de que você está interessado no que ela está dizendo. Isso é o início da ação de ouvir com empatia;
  • Fixe mensagens positivas e valores construtivos no trabalho em equipe. Por exemplo: crie simpatia com a simples atitude de cumprimentar os colegas com atenção ao momento. Ser simpático é uma atitude racional, uma postura que se torna um hábito saudável;
  • Planeje o dia definindo prioridades de acordo com o seu período de melhor rendimento: manhã, tarde ou noite. Às vezes, acontecem imprevistos e, para isso, é importante se conhecer melhor para despender a energia correta para cada tarefa. Improviso sim, com jogo de cintura e humor. Estresse nunca;
  • Crie um bom ambiente de trabalho e seja otimista. Construa uma personalidade agradável. Todo mundo gosta de estar ao lado de alguém com essa qualidade. Isso vai atrair pessoas positivas e, com certeza, mais momentos de inteligência criativa, alegria e prosperidade.