Entre 42 países, Brasil tem a maior intenção de contratação para o 2º tri

As empresas brasileiras, assim como as de Taiwan, apresentaram as intenções de contratação mais otimistas entre 42 países

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – As empresas brasileiras estão otimistas em relação às contratações para o 2º trimestre de 2013. De acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego, realizada pelo ManpowerGroup, mais de 36% dos gestores brasileiros esperam aumento no número de funcionários. O País, assim como Taiwan, apresentou as intenções de contratação mais otimistas entre 42 países e regiões participantes.

Entre os 850 empregadores entrevistados no País, apenas 6% preveem diminuição dos funcionários e 57% acreditam que irão manter o mesmo número no próximo trimestre. Se comparado ao 1º trimestre de 2013, a perspectiva é 9% maior. Já em comparação com o mesmo período do ano passado, o índice apresentou queda de 9%.

De acordo com o country manager do ManpowerGroup no Brasil, Riccardo Barberis, a expectativa positiva dos empregadores brasileiros deve ainda melhorar nos próximos três meses, principalmente impulsionada pela dificuldade em contratar profissionais qualificados no mercado.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Isso está fazendo com que muitas empresas intensifiquem seus esforços para encontrar estes profissionais e muitas delas estão contratando estrangeiros para suprir essas lacunas que necessitam de qualificação e experiência”, reforçou o executivo.

Entre os países com maior expectativa de contratação para o próximo trimestre, ainda aparecem a Turquia, com mais de 28% dos executivos, Índia, 27%, e Panamá, com mais de 25% dos empregadores que pretendem contratar mais profissionais.

Enquanto isso, em países como Itália, Espanha, Grécia e Holanda, as oportunidades de trabalho serão mais escassas. Ainda assim, apesar do índice negativo de -6%, o sentimento de contratação na Grécia melhorou 4 pontos percentuais sobre o 1º trimestre do ano, sendo a melhor taxa na intenção de contratação desde o 2º trimestre de 2010.

Continua depois da publicidade

Setores
No brasil, o setor de construção se mostrou o mais otimista para o período entre abril e junho deste ano, com um 41%. O índice é 22% superior ao registrado no trimestre anterior. Os empregadores menos otimistas são do setor de Administração Pública e Educação, mas a boa taxa de alta de 19% para intenção de contratação indica uma consistência no setor para os próximos meses.

Região
Na análise das regiões brasileiras, a pesquisa indicou que o estado do Paraná, com índice de 35%, tem as mais altas expectativas de contratação do País, pelo segundo estudo consecutivo, melhorando a perspectiva em 7% em relação ao 1º trimestre. Já os empregadores dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo esperam 33%, 29% e 27%, respectivamente, de contratação. Os da cidade de São Paulo apontaram um índice parecido, com 30%.

Todas as regiões do País apresentaram um forte crescimento nas intenções, se comparado ao trimestre anterior.