Entenda o que é mestrado profissional e o que o diferencia dos outros cursos

Consultora diz que o curso é mais vantajoso do que MBA, pois permite ao profissional seguir carreira acadêmica

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Segundo definição que pode ser encontrada no site da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o mestrado profissional – ou profissionalizante – corresponde a uma formação em pós-graduação voltada para um público advindo de fora da academia (isto é, às pessoas que trabalham no mercado corporativo). O objetivo é a pesquisa aplicada.

Ainda de acordo com a definição, o mestrado profissional possui forte natureza interdisciplinar, contribuindo para integrar saberes sem concentração disciplinar rígida e mantendo estreita relação com a academia, porém em sintonia com o mercado de trabalho.

Mestrado profissional X mestrado acadêmico

Quem cursa um mestrado profissional deve ser capaz de reconhecer, aplicar e localizar a pesquisa e as informações dela originadas. Porém, a realização de pesquisas (desejável durante o treinamento do mestrando) não deverá ser a atividade principal deste profissional, ao contrário do que se espera do mestrado acadêmico.

Aprenda a investir na bolsa

Uma portaria CAPES-MEC n° 080, de 16 de dezembro de 1998, reconhece os mestrados profissionais, que, de acordo com a consultora da Career Center, Cássia Lourenci, são cursos stricto sensu, ao contrário da pós-graduação.

Vantagens

Na opinião da consultora, o mestrado profissionalizante é mais vantajoso do que o MBA, uma vez que permite ao profissional seguir a carreira acadêmica. “Como o curso é stricto sensu, e reconhecido pelo MEC e pela Capes, o aluno obtém um diploma. Futuramente, ele pode ser professor, se quiser”.