Entenda o que é brainstorming e use-o para impulsionar sua carreira!

Reúna amigos e promova uma "tempestade de idéias" sobre você. Encontre problemas e soluções para mudar ou crescer

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Uma técnica bastante conhecida em publicidade e propaganda pode ser utilizada por você para que se conheça melhor e, conseqüentemente, tenha sucesso ou mude sua carreira.

O brainstorming, ou “tempestade de idéias”, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivíduo, colocando-a a serviço de seus objetivos.

Nos ramos em que é utilizada, a técnica serve para a criação de novas idéias. No entanto, também pode ser usada por quem está em busca da colocação profissional ou do aperfeiçoamento em sua área de atuação. Você sabe como?

Continua depois da publicidade

Encontre problemas e soluções

Para quem quer se conhecer melhor, para poder reingressar ou mudar de rumo na vida profissional, reúna alguns amigos para falar apenas de um assunto: você. O brainstorming com pessoas conhecidas poderá ser semelhante a uma terapia em grupo, com o foco em quem quer ter mais sucesso na carreira.

Neste encontro, serão ditas suas principais características. Depois de analisá-las, pense em que profissão elas poderão ser utilizadas de maneira proveitosa. Também pense em que ambiente se adequaria.

Há três principais etapas a serem levadas em consideração no brainstorming:

Continua depois da publicidade

Como se comportar?

De acordo com a coordenadora da área de Gestão de Carreiras da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), Janete Teixeira Dias, neste momento também é preciso ouvir críticas.

“Ouça o que eles (amigos) têm a dizer, sem entrar na defensiva. Lembre-se de que, por vezes, as coisas mais difíceis de se ouvir são aquelas que realmente necessitamos saber e que podem nos fazer mudar o rumo de nossa vida”, disse Janete.

Ela ainda aconselha a quem for aderir à prática que pergunte sobre as atividades que os amigos têm desenvolvido. “Pergunte sobre indicações de pessoas com as quais poderia conversar e obter informações sobre oportunidades profissionais e as qualificações necessárias para cada uma delas”.

Continua depois da publicidade

Regras adaptadas

Para que a técnica tenha resultados, é preciso adaptar as regras aplicadas nas áreas de propaganda e publicidade. A primeira delas diz que as críticas devem ser rejeitadas, o que está errado. Para que tenha resultados, é preciso que suas características, que podem atrapalhar, sejam ditas para que você mude.

A regra de que a criatividade é bem vinda deve ser aproveitada. Busque alternativas no processo de avaliação com seus amigos. Quanto mais idéias forem geradas, melhor.