Entenda o que é brainstorming e use-o para impulsionar sua carreira!

Reúna amigos e promova uma "tempestade de idéias" sobre você. Encontre problemas e soluções para mudar ou crescer

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Uma técnica bastante conhecida em publicidade e propaganda pode ser utilizada por você para que se conheça melhor e, conseqüentemente, tenha sucesso ou mude sua carreira.

O brainstorming, ou “tempestade de idéias”, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa do indivíduo, colocando-a a serviço de seus objetivos.

Nos ramos em que é utilizada, a técnica serve para a criação de novas idéias. No entanto, também pode ser usada por quem está em busca da colocação profissional ou do aperfeiçoamento em sua área de atuação. Você sabe como?

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Encontre problemas e soluções

Para quem quer se conhecer melhor, para poder reingressar ou mudar de rumo na vida profissional, reúna alguns amigos para falar apenas de um assunto: você. O brainstorming com pessoas conhecidas poderá ser semelhante a uma terapia em grupo, com o foco em quem quer ter mais sucesso na carreira.

Neste encontro, serão ditas suas principais características. Depois de analisá-las, pense em que profissão elas poderão ser utilizadas de maneira proveitosa. Também pense em que ambiente se adequaria.

Há três principais etapas a serem levadas em consideração no brainstorming:

Continua depois da publicidade

Como se comportar?

De acordo com a coordenadora da área de Gestão de Carreiras da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), Janete Teixeira Dias, neste momento também é preciso ouvir críticas.

“Ouça o que eles (amigos) têm a dizer, sem entrar na defensiva. Lembre-se de que, por vezes, as coisas mais difíceis de se ouvir são aquelas que realmente necessitamos saber e que podem nos fazer mudar o rumo de nossa vida”, disse Janete.

Ela ainda aconselha a quem for aderir à prática que pergunte sobre as atividades que os amigos têm desenvolvido. “Pergunte sobre indicações de pessoas com as quais poderia conversar e obter informações sobre oportunidades profissionais e as qualificações necessárias para cada uma delas”.

Regras adaptadas

Para que a técnica tenha resultados, é preciso adaptar as regras aplicadas nas áreas de propaganda e publicidade. A primeira delas diz que as críticas devem ser rejeitadas, o que está errado. Para que tenha resultados, é preciso que suas características, que podem atrapalhar, sejam ditas para que você mude.

A regra de que a criatividade é bem vinda deve ser aproveitada. Busque alternativas no processo de avaliação com seus amigos. Quanto mais idéias forem geradas, melhor.