Lição valiosa

Ensine seus filhos a gerenciar as finanças com um vencedor do Nobel

A lição valiosa de um grande estudioso de economia para ensinar aos seus filhos uma lição financeira

SÃO PAULO – Harry Markowitz, laureado com o Prémio Nobel de Economia em 1990, tem quatro filhos.

Membro do conselho de acadêmicos da Personal Capital, ele trabalha ajudando milhões de norte-americanos a alcançar suas metas de aposentadoria e gerenciar melhor seu dinheiro. O que significa que, como pai, provavelmente não permite que sua própria casa passe por dificuldades neste sentido.

Ao blog da Personal Capital, o “pai da teoria moderna de portifólio” respondeu algumas perguntas comuns sobre finanças e, entre elas, falou sobre como educa seus filhos em casa. 

PUBLICIDADE

De acordo com ele, a única educação que seus filhos receberam a respeito de dinheiro foi receber uma mesada. “Eles não podiam comprar tudo o que queriam, e através dessa lição eles aprenderam o valor do dinheiro”, explica o economista, que acredita que ensinar crianças sobre orçamento restrito é “crucial”.

Ele explica que a mesada não servia apenas para o dia a dia: quando levava a família para parques como a Disney, cada um tinha uma certa quantia que poderia gastar em lojas de presentes: “se eles não estivessem acostumados com a ideia de orçamento, acredito que escolheriam produtos mais caros”, explica.

Garanta sua independência financeira: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!

Especialistas afirmam que ensinar conceitos econômicos, como gastos e ganhos, também é importante para que as crianças cresçam sem problemas financeiros no futuro.