Engenheiros são os mais solicitados, aponta pesquisa

No mês de abril, 21% das novas vagas de emprego foram para eles; alta de 11,8% ante mês anterior e 62% em relação a fevereiro

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os feriados e as possíveis emendas feitas nos dias posteriores podem ter afetado a queda de oportunidades de emprego
no mês de abril. Segundo uma pesquisa da Ricardo Xavier Recursos Humanos, o quarto mês do ano teve um declínio de 16,5% na oferta de vagas quando comparado a março. Ao todo, foram criados 2.029 postos de trabalho em abril ante aos 2.430 registrados no mês anterior.

“A queda no total de vagas já era esperada porque abril foi um mês mais curto em decorrência dos três feriados, dois deles emendados com finais de semana, mas a tendência é a de que o mercado
mantenha o ritmo de recuperação que havia registrado no mês de março”, avalia o presidente da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Hélio Terra.

Em contrapartida, os engenheiros brasileiros não têm do que reclamar. Em abril, estes profissionais tiveram um aumento de 11,8% em relação ao mês anterior no número de vagas de emprego oferecidas. Na comparação com fevereiro, a alta é mais expressiva, com 62%.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os profissionais mais procurados

A consultoria ressalta ainda que os profissionais com graduação em Administração também se destacaram no ranking dos mais procurados pelas empresas. Confira o ranking de abril último:

  • Engenharia: 21%;
  • Administração: 16%;
  • Ciências Contábeis: 8%;
  • Economia: 5%;
  • Propaganda/ Publicidade e Marketing: 3%;
  • Psicologia: 2%;
  • Direito: 2%;
  • Análise de Sistemas: 2%;
  • Tecnologia da Informação: 1%;
  • Comércio Exterior: 1%;
  • Outras: 2%
  • Já os setores que mais abriram vagas foram:

    1. Comercial: 12%;
    2. Administrativa: 11%;
    3. Engenharia: 10%;
    4. Financeira: 9%;
    5. Tecnologia da Informação: 4%;
    6. Industrial: 3%;
    7. Jurídica: 3%;
    8. Logística: 2%;
    9. Marketing: 2%;
    10. Suprimentos: 2%;
    11. Saúde: 2%;
    12. Outras: 42%.

    Nacionais x Multinacionais

    No quarto mês do ano as empresas brasileiras foram responsáveis por 82% das ofertas de emprego no País. Já as empresas multinacionais disponibilizaram 17,25% do total de oportunidades no mercado de trabalho.

    Continua depois da publicidade

    Quanto ao porte das empresas, a pesquisa constatou que cada vez mais as vagas provêm das pequenas e médias companhias.

    Cidades

    O levantamento também constatou que a capital paulista e a Grande São Paulo ofereceram 27% das oportunidades de emprego do País em abril. Logo em seguida aparecem Campinas (19%), Bahia (15%), Paraná e Rio de Janeiro (13%), Minas Gerais (8%) e Rio Grande do Sul (5%).

    Sobre a pesquisa

    A pesquisa foi realizada com aproximadamente 1,5 mil empresas localizadas nos seguintes estados: São Paulo (Capital Grande SP e Campinas), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.