Faculdade

Engenheiro é o profissional mais procurado pelo mercado, aponta estudo

Pesquisa também mostra que o mercado brasileiro tem dado mais importância a pós-graduação específica

SÃO PAULO – O mercado procura de profissionais formados em engenharia. Segundo estudo da Michael Page, de mil oportunidades abertas no mercado de trabalho, 38% buscam o profissionais dessa área, incluindo do setor de construção e também industrial, com destaque para o setor de Oil&Gas.

O curso de Administração de Empresas é a segunda formação mais desejada pelo mercado de trabalho, 24% das vagas querem profissionais com diploma na área. Na sequência vem Economia, em 13% das vagas; Tecnologia da Informação é a exigência de 8% das vagas, e Direito, 3%. O restante das vagas, 26% não faz restrição à formação, podendo o candidato ter cursado faculdades variadas.

Pós ou MBA?
O estudo também mostra que o mercado brasileiro tem dado mais importância a pós-graduação específica do que em cursos com perfil mais generalista, como MBA.

PUBLICIDADE

Do universo das mil vagas analisadas, 17% não se contentam com a formação acadêmica convencional e exigem pós-graduação. O MBA é obrigatório em apenas 9% das vagas.

Inglês
Das vagas abertas no site da consultoria, o inglês é exigido em 66% das vagas. A importância do domínio do idioma é tanta que há tempos já não é mais diferencial. Olhando para outros idiomas é fácil compreender esse fenômeno. Apenas, 9% das vagas exigem domínio do espanhol, enquanto que 1% das vagas para o Francês. Demais idiomas não chegam a ter relevância.