Engenharia e saúde são algumas das áreas mais promissoras em 2012

Levantamento revela segmentos que mais ofertarão oportunidades neste ano; área de TI e turismo também se destacarão

SÃO PAULO – Os segmentos de engenharia e saúde prometem movimentar o mercado de trabalho neste ano. Ao menos é isso o que aponta um levantamento divulgado pela empresa de recrutamento Curriculum, que relatou quais seriam as áreas mais promissoras do mercado para 2012.

De acordo com o estudo, apenas na área de engenharia, o número de vagas cadastradas aumentou 12,2% em 2011, se comparado a 2010. Já na área da saúde, por exemplo, o acréscimo foi ainda maior, de 19,9%, em relação ao ano anterior.

“A área de saúde passa por um bom momento, já que o Brasil ocupa atualmente uma forte posição entre as melhores economias do mundo”, informa o presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri.

PUBLICIDADE

E de fato, motivos para estar entre os melhores não faltam, especialmente se o assunto for engenharia, afinal, em pouco tempo a Copa do Mundo e a Olimpíada deverão acontecer por aqui, o que deverá gerar uma série de oportunidades de trabalho nos próximos meses.

Outros setores
E outros segmentos também deverão oferecer mais oportunidades até dezembro. Entre eles, estão os de petróleo, gás e energia, de hotelaria e turismo e tecnologia da informação.

Para se ter uma ideia, apenas no último ano, conforme os dados da Curriculum, estes setores já tiveram alta nas contratações de 16,7%, 49,2% e 14,8%, respectivamente.

Investimento
Mas é preciso estar alerta para manter esse fluxo sempre em alta, afinal, sem investimento não se criam oportunidades.

“Se o Brasil não formar profissionais especializados, poderemos ter problemas para impulsionar a economia nesse sentido. Há uma grave escassez de candidatos, por exemplo, no segmento petroleiro. Quem está investindo conhecimento no nicho pode ser muito disputado pelas empresas”, diz Abrileri.

Segundo ele, nosso País possui muitos patrimônios naturais e a formação na área deve acompanhar esse desenvolvimento.