Enem

Enem 2017 acontecerá em dois domingos seguidos, anuncia MEC; saiba as demais mudanças

A mudança partiu de uma consulta pública realizada no início do ano, em que a maioria dos participantes demonstrou preferir a aplicação do exame em dois domingos

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O Ministério da Educação anunciou, na manhã desta quinta-feira (9), as novas regras do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que valem para a edição de 2017. A principal mudança é a data de aplicação da prova, que, a partir deste ano, será realizada em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro. Até 2016, a prova acontecia em um final de semana.

A mudança partiu de uma consulta pública realizada no início do ano, em que a maioria dos participantes demonstrou preferir a aplicação do exame em dois domingos ao invés de um final de semana inteiro.

Além disso, outra motivação para a mudança são os adeptos de religiões cujo sábado é sabático – e que, por isso, não podiam realizar a prova até o pôr-do-sol do mesmo dia. em 2016, um total de 76 mil sabatistas necessitaram de um tratamento diferenciado para realizar a prova, o que acarretou em um gasto extra de R$ 640 mil.

PUBLICIDADE

Outra mudança na aplicação do Enem diz respeito ao conteúdo exigido em cada dia: o primeiro domingo envolverá conteúdo das áreas de Linguagens, ciências humanas e redação com cinco horas; o segundo matemática e ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia.

Neste ano também não serão divulgados os dados do Enem por escola e a prova não valerá como um certificado do ensino médio.