Empresas utilizam vídeo currículo para recrutamento; cuidado ao gravar!

Candidatos estão apresentando a própria imagem e, portanto, devem atentar ao que irão dizer e como se vestir

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Em busca da escolha perfeita, muitas empresas têm utilizado uma nova ferramenta de contratação de profissionais: o vídeo currículo. Nele, existe a possibilidade de os candidatos mostrarem a própria imagem, mas devem ter bom senso no momento de gravar. Isso significa não colocar qualquer tipo de roupa nem agir como se estivesse tratando de um assunto informal.

Pense no vídeo como uma porta de entrada para a empresa. É o seu primeiro contato e, portanto, deve analisar bem o que falará e qual será o cenário. Locais movimentados demais ou com muito barulho estão fora de cogitação. Uma parede de cor neutra é suficiente para que você se apresente: fale o nome, cidade, idade, formação e cursos realizados, bem como o que aprendeu com eles.

Diga também quais são suas aspirações profissionais. Não demore muito, afinal, é apenas uma apresentação de seu currículo. Com relação à roupa, imagine que você está em uma entrevista: nada de decotes e extravagâncias para as mulheres e de bermudas e chinelos para os homens. Traje social!

Tendência

Aprenda a investir na bolsa

De acordo com o diretor de negócios do Grupo VR, empresa que lançou o tipo de currículo no Canal RH, Carlos César Coutinho, o vídeo pode ser um ponto decisivo na escolha dos recrutadores, pois permite uma exposição muito mais detalhada do candidato, o que o selecionador pode não conseguir apenas com o currículo de papel.

“Ele permite uma apresentação mais tranquila das qualidades do candidato, uma vez que, nas entrevistas, o nervosismo pode atrapalhar. Com o vídeo, isso se torna mais natural”, disse.

Ainda segundo Coutinho, cada vez mais as empresas usam esse tipo de currículo para seleção dos candidatos. “O vídeo currículo é uma ferramenta que leva em conta as novas tendências mundiais em recrutamento e uma forma ágil de se comunicar com o mercado”, afirmou.

No mercado

No Canal RH, a publicação do vídeo currículo é gratuita. O candidato pode usar qualquer mídia digital para gravar, como câmera, celular ou webcam. Todo o processo é feito via web, no site www.canalrh.com.br.