RADAR INFOMONEY AO VIVO Império X, de Eike Batista, volta ao radar, com OSX subindo até 67% com fim da RJ; mas as ações têm futuro?

Império X, de Eike Batista, volta ao radar, com OSX subindo até 67% com fim da RJ; mas as ações têm futuro?

direitos trabalhistas

Empresas têm até esta sexta para pagar segunda parcela do 13º salário

A segunda parcela deve ser feita com base na remuneração devida no 12º mês

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O prazo para as empresas pagarem a segunda parcela do 13º salário de seus funcionários termina nesta sexta-feira (20). O pagamento é devido a todos os profissionais rurais, urbanos e domésticos.

A empresa que não agir de acordo com o prazo previsto na legislação, pagando o 13º salário em atraso ou não efetuando o pagamento, será penalizada com uma multa administrativa no valor de R$ 170,16 por empregado contratado.

Para calcular o valor do 13º salário, basta dividir a remuneração do funcionário por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados, considerando o período de janeiro a dezembro do ano vigente. A segunda parcela do pagamento do 13º deve ser feita com base na remuneração devida no 12º mês, de acordo com o tempo de serviço do empregado do ano de 2012. Quem trabalhou parte do ano vai receber o 13º proporcional ao período.

Aprenda a investir na bolsa

Incidem sobre o 13º salário o Imposto de Renda e o desconto do INSS. Contudo, os descontos são efetuados sobre o valor integral do 13º salário na segunda parcela. O FGTS é devido tanto na 1ª como na 2ª parcela.

Direito garantido
Regulamentada pela Lei nº 4.090, de 13 de julho de 1962, hoje a gratificação é recebida por aproximadamente 80 milhões de profissionais com carteira assinada, aposentados e servidores. Todo trabalhador com carteira assinada, sejam domésticos, rurais, urbanos ou avulsos, tem direito ao benefício, assim como aposentados e pensionistas do INSS.

Vale lembrar que a partir de quinze dias trabalhados, o trabalhador já tem direito a receber 1/12 da remuneração a título de décimo terceiro salário.