Empresas: profissionais valorizam oportunidade de crescimento

Não são somente os salários que atraem os candidatos para uma vaga, mas a oportunidade de desenvolvimento constante

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Quando procuram por um funcionário, as empresas logo enfatizam os salários, como se fosse o ponto principal no momento em que as pessoas saem em busca de um emprego. Que a quantia a ser recebida é importante, todos sabemos, mas não deve ser o principal ponto a ser abordado em entrevistas de admissão.

Os funcionários encarregados de realizar a seleção dentro da empresa devem ter em mente que o profissional, além de entrar na companhia, quer saber as oportunidades que terá depois de admitido. Sem perspectivas, eles não vão tão longe.

Pesquisa confirma afirmação

Uma pesquisa realizada pela consultoria DM Recursos Humanos, realizada com 2 mil funcionários de todo o Brasil para levantar os fatores que abalam os funcionários e o que eles valorizam na empresa, confirma a afirmação.

Aprenda a investir na bolsa

Nos estados com maior participação na pesquisa (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná), a maior parte dos entrevistados disseram que a oportunidade de desenvolvimento constante (desafios, aprendizado) é o aspecto mais valorizado por eles na empresa.

Aprendizado

Diante desta afirmação, é necessário que as empresas aprendam que devem incentivar os funcionários. Nenhuma pessoa entra em uma nova organização com o intuito de sair. Elas têm objetivos e querem conquistar o próprio espaço, o que será possível apenas com oportunidades.

Na hora da entrevista por uma vaga, deixe clara a pretensão da empresa. A pessoa terá chance de crescimento? Quais as atitudes que devem ser tomadas para que o funcionário cresça?

Um fator que faz com que a empresa perceba se está realmente incentivando seus colaboradores é a rotatividade de funcionários. Muitas demissões e contratações significam que existe algum problema.

Fatores valorizados

Além de valorizarem a oportunidade de desenvolvimento constante, o ambiente de trabalho é essencial para que a empresa consiga reter seus talentos. Respeito, coleguismo e ajuda mútua são fundamentais.

Para alguns entrevistados, a valorização da empresa se dá por meio da remuneração. Outro fator apontado no levantamento da consultoria foi a posição de liderança da empresa ou o reconhecimento dela no mercado.

PUBLICIDADE