Empresas contratam aposentados por falta de profissionais experientes

Cerca de 70% dos contratados ocupam cargos técnicos e 33% cargos da diretoria

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela Hays, empresa especializada em recrutamento de média e alta gerência, revelou que 20% das empresas contrataram profissionais já aposentados que voltam ao mercado de trabalho.

De acordo com os entrevistados, metade destas contratações acontecem em função da necessidade de mão de obra especializada, com vivência na área de atuação e experiência em projetos específicos.

Cargos
Ao analisar os cargos, os dados indicam que 72% dos contratados que são aposentados e foram contratados ocupam cargos técnicos. Outros 33% são cargos de diretoria, 28% gerência, 17% conselho e 6% presidência.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A falta de mão de obra qualificada no mercado, conhecida como ‘apagão de talentos’ gerou a escassez de profissionais e, diante disso, as empresas tiveram que expandir o foco de buscas trazendo pessoas com mais experiência, vivência e conhecimento do mercado de trabalho”, explicou o gerente da HAYS Accountancy & Finance em São Paulo, Fernando Paiva.

Ainda de acordo com o levantamento, os setores que mais contratam profissionais aposentados são serviços (25%), bens de consumo (10%), telecomunicações (8%) e farmacêutico (7%). Em torno de 70% das contratações são feitas por grandes empresas com faturamento maior que R$ 90 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões.