STOCK PICKERS Pedro Chermont e Hulisses Dias falam sobre as lições de Warren Buffett que podemos aplicar nesta crise; assista

Pedro Chermont e Hulisses Dias falam sobre as lições de Warren Buffett que podemos aplicar nesta crise; assista

Pesquisa

Empresas brasileiras têm dificuldades para achar profissional qualificado

Apesar da força da economia brasileira, o maior desafio dos gestores está na dinâmica do mercado de trabalho

SÃO PAULO – Os empregadores brasileiros enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados. Foi o que revelou o estudo da empresa especializada em recrutar profissionais para média e alta gerência Hays, em parceria com a Oxford Economics.

O levantamento mundial Hays Global Skills Index atribuiu uma pontuação de zero a dez para 27 países sobre as limitações do mercado de trabalho, sendo que pontuações acima de cinco representam dificuldades em contratar profissionais qualificados para a vaga.

Neste panorama, o Brasil apresentou uma pontuação de 5.7. Apesar da força da economia brasileira, com uma inflação sob controle e boas taxas de crescimento que deixam o País em boa situação, o maior desafio dos gestores está na dinâmica do mercado de trabalho.

PUBLICIDADE

“Sua inflexibilidade, juntamente com a emigração de brasileiros, mostra que empregadores tem muita dificuldade em contratar”, constatou a pesquisa.

Níveis mundiais
O resultado mundial não se distancia do brasileiro: 16 dos países analisados apresentam algum nível de dificuldade em encontrar a pessoa ideal, mesmo com a desaceleração econômica global.

“Isso causa inflação salarial e deixa muitas vagas em aberto por causa da falta de profissionais com as capacidades necessárias para preenchê-las”.

O estudo afirma que o fenômeno é reflexo da inflexibilidade no mercado de trabalho e da competição global por talentos, que dispara os índices salariais, além de uma fraca ou inadequada educação e treinamento de profissionais.